quinta-feira, 19 de maio de 2011

Visita Pastoral – UTI da Santa Casa de São Paulo

 

Foto0022

“Mas a salvação dos justos vem do SENHOR; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia”. (Salmo 37.39)

 

O Dia 18 de Maio  de 2011 foi especial. Eu, pastor Luciano, acompanhado dos irmãos Alcir e Vilson da Igreja Metodista em Cândido Mota fomos realizar uma visita especial, para nossa irmã Patrícia.

Foto0021

Nossa irmã há algum tempo vem lutando contra problemas de saúde. Várias internações em Cândido Mota-SP, tratamentos em Assis, viagens constantes para exames e consultas em São Paulo, até que, no dia 30 de Abril foi internada na Santa Casa de São Paulo com um grave quadro clínico.

Nossa irmã sofria com de cirrose e necessitava de um transplante de figado. Este problema ocasionou uma retenção de liquidos nos pulmões, o que gerou uma infeção pulmonar muito grave. No dia 11 de Maio por conta desta infecção, entrou em estado de coma induzido. Tudo parecia indicar que a luta chegara ao final.

Foto0019Contudo, o Deus que é soberano, na verdade, trabalha de um modo muito intenso. Até aquele momento, ainda nao havia nenhuma previsão para a realização do transplante, mas, numa tentativa de salvar a vida de nossa querida, a equipe médica julgou que, tão logo fosse possível, seria realizado o transplante.Foto0021

Na quinta-feira a Patrícia melhorou um pouco, saindo do estado de coma induzido e, de um modo assombroso, na sexta-feira (13 de maio) foi dada a noticia de que o transplante seria realizado no sábado (14). Patrícia entrou na sala de operação por volta das 16 horas. O procedimento foi concluído às 04 da manhã do domingo (15 de Maio).

Agora, era o momento de celebrar a vitória alcançada. A vitória alcançou nossa querida, que, de uma maneira maravilhosa vem reagindo bem ao pós-operatória, tanto que, no final da tarde de ontem (18 de maio), já saia da UTI para um leito comum do hospital.

 

Abaixo, um video com agradecimento de nossa querida irmã Neide e da nossa irmã Patrícia:

Irmã Neide e Patrícia: agradecimento e louvor a Deus!

Também gostaria de aproveitar para,  desde já, agradecer à familia do doador, que não nos foi revelado, sendo apenas declarado que são de Taubate-SP. Que o poder do Espírito Santo possa conceder o consolo e o conforto aos vossos corações!

 

“ Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes. Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres. Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos”.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Quatro Conselhos para que Nós nos Aproximemos de Deus

 

Base Bíblica: Tg 4.7-10

Este é um texto muito conhecido da Palavra de Deus. Nele podemos perceber o chamado de Deus para que possamos resistir às carnalidades, no texto, chamadas de paixões mundanas. O que o Apóstolo Tiago nos mostra é que existem alguns pontos chave em nosso relacionamento com Deus que, obrigatoriamente, seguem uma forma tremenda no agir de Deus sobre a nossa história.

Para nos aproximarmos de Deus, Ele demonstra neste texto e em várias passagens bíblicas conselhos que, se aplicadas, nos farão verdadeiramente homens e mulheres diferentes e, além disso, toda esta mudança vai ocasionar também a transformação da nossa família.

1) SUBMETA-SE (v.7a)

Um conselho tremendo para as nossas vidas. Submeter-se é uma ação de “abrir mão” de vaidades, orgulho. A Bíblia bem nos ensina que:

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda”. (Provérbios 16:18)

Muitas vezes quando pensamos em submissão pensamos em conceitos nos tornam pessoas inferiores. Na verdade, precisamos entender a submissão da maneira correta: submissão significa estar na mesma missão.

“porque a submissão é um remédio que aplaca grandes ofensas”. (Eclesiastes 10:4)

Estar na mesma missão nos levará a reconhecer que existem hierarquias, ou seja, em muitas situações de nossas vidas, existem pessoas que ocuparão lugar de proeminência, por isso, ser submisso não significa ser inferior, mas, compartilhar em funções e ações distintas a mesma missão. Ser submisso nos colocar num padrão de irmos além das obrigações formais. A submissão é uma missão do coração!!! – Podemos ver isto claramente na obra de Jesus por cada um de nós!!! (Cf. Fp 2.5; Ef 2.8).

Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis”. (2 Coríntios 8:9)

2) APROXIME-SE (v.8a)

Nosso Deus nunca quis estar longe da humanidade. Desde a criação, sabemos que seu interesse foi o de viver ao lado de seus filhos e filhas de um modo intenso e tremendo.

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR...” (Jeremias 29.13-14a)

Porém, também sabemos que, desde o pecado original, a humanidade esta decaida da presença de Deus. Foi gerado um vazio. Todo ser humano tem dentro de si um vazio existencial ocasionado pelo pecado.

maos

Também sabemos que o ser humano sempre vive na tentativa de preencher este vazio de diversos modos. Tudo isso é uma corrida desvairada contra algo que nunca será pleno, pois, a verdadeira vida está na presença de Deus. Na há vida verdadeira fora do Evangelho e da salvação em Cristo Jesus.

Quando somos convidados para nos aproximarmos de Deus nos é devolvida a possibilidade de preenchermos nossas vidas com nossa verdadeira essencia: em Cristo, somos filhos/as de Deus e esta é uma marca que ninguém jamais conseguirá apagar de nossas vidas.

3) LIMPE-SE (v.8b-9)

Todo ser humano é convidado para estar na presença de Deus, mas, existem requisitos para permanecermos diante dEle. A Palavra de Deus nos mostra um texto muito interessante em Mt 22.1-14 – A Parábola das bodas.

E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. (v.12)

Para permanecermos diante do Senhor, precisamos nos revestir destas vestes limpas, na expressão de Apoc. 22.14 “bem-aventurados são os que lavam suas vestiduras no sangue do cordeiro...”. Para limpar-nos diante do Senhor, é preciso que aprendamos a confessar tudo diante dEle e, não termos o mal hábito de pensar que nosso Deus não sabe ou não se preocupa com o mal ou bem que fazemos. Uma grande verdade, queridos/as é que a confissão liberta!!!

Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. (Salmo 32.5-7)

4) HUMILHE-SE (v.10)

Este conselho nos levará a inadiavelmente reconhecermos ao Senhor em nossas vidas. Humilhar-se na verdade, é um chamado para que sejamos plenamente humanos. Humilhar-se nos apresentará uma qualidade chamada humildade.

A palavra humildade vem do latim “húmus” que significa terra, mas, numa interpretação aprofundada desta palavra, podemos perceber algo tremendo. O húmus é formado a partir da primeira camada de material vegetal em decomposição, por isso, pode ser entendido como fertilizante natural.

Assim, pensando na criação divina, quando o Senhor Deus formou a humanidade a partir do pó da terra, podemos perceber que o pecado lançou sobre nossas vidas a infertilidade da soberba e da arrogância. Podemos perceber isto quando Adão acusa diretamente o próprio Senhor pelo pecado: “A mulher que tu me deste...” (Gn 3.12).

Assim, este chamado á humilhar-nos diante de Deus constitui-se numa ação em que, nosso Deus quer gerar em nossas vidas a condição para uma vida libertar destes males. A humildade é a transformação que Deus quer realizar para que voltemos a reconhece-Lo em todos os nossos caminhos.

 

“Em vindo a soberba, virá também a afronta;
mas com os humildes está a sabedoria”.
(Provérbios 11:2)

Finalmente, precisamos aplicar todas estas conselhos em nossas famílias: você já parou para pensar que revolução poderia acontecer se aprendêssemos a nos submetermos mais, abrindo mais de situações que não geram o bem e a paz; ou, aproximarmos ao invés de nos distanciarmos em momento de crise. É claro que precisamos nos limpar, nos destituir de toda obra que não gera conciliação, palavras, pensamentos e atitudes que impedem a benção dentro de nossos lares. E sempre, reconhecendo o valor das pessoas com quem convivemos.

Estes conselhos além de abençoar nossas vidas e nos aproximar de Deus, podem também, transformar nossas famílias e nos levar de um modo tremendo a estarmos mais próximos das pessoas a quem tanto amamos. Que o Senhor nos fortaleça e abençoe nesta jornada de Fé. Em nome de Jesus!