segunda-feira, 16 de abril de 2012

“ELE LIVRA, E SALVA, E OPERA SINAIS E MARAVILHAS...”

 

Base Bíblica: Dn 6.27

A história de Daniel na cova dos leões é uma das madaniel na covais pregadas e conhecidas em toda a Bíblia. O que sempre fascina em toda a Palavra de Deus é o fato de que, quanto mais se lê mais se aprende sobre textos e passagens que supostamente achamos que já sabemos de cor.

Nesse momento do texto que lemos, Daniel era um dos governadores da Babilônia. Diferenciado por sua integridade, Daniel começou a incomodar os políticos e, de certo modo, o sistema de corrupção daquela época. Levantou-se uma desonesta e astuciosa conspiração contra ele que o levou para a cova dos leões.

Meus irmãos e irmãs é urgente o chamado para uma mudança intensa e radical de nossas atitudes com relação aos nossos hábitos e as escolhas que fazemos para as nossas vidas. Também acredito que é esse é o tempo em que somos convidados a rever alguns conceitos, como de alegria, festa, felicidade, realização.....

O texto bíblico mostra o fechamento de algumas histórias muito interessantes envolvendo a vida de 04 jovens, que foram levados de sua terra natal – Israel – para a Babilônia. Daniel, Hananias, Misael e Azarias decidiram firmemente serem fieis a Deus e não se corromperam. Numa cultura distinta, preservaram não somente os seus hábitos normais, cotidianos, mas, mantiveram sua Fé em Deus inabalável. Pagaram o preço por isso, entenderam que, tudo o que se conquista com esforço e fé dura não apenas um momento, mas, gera em nós a eternidade.

Seja numa fornalha de fogo ardente ou, numa cova de leões, o testemunho destes jovens nos mostram o grande projeto de Deus para as nossas vidas. Através da vida destes jovens, Deus operou grandiosamente naquele período. Hoje, da mesma maneira, nosso Deus quer realizar uma grande obra neste mundo, por isso, sua Palavra quer reafirmar em nosso interior as grandes obras que Ele pode e desejar fazer por nós, em nós e através de nós.

Em primeiro lugar, precisamos reafirmar intensamente o fato de que:

1. ELE LIVRA

“Bendito seja o Senhor que não nos deu por presa aos dentes deles. Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço e nós nos vimos livres. O nosso socorro está no nome do Senhor, criador do céu e da terra” (Sl 124.6-8)tamanho de Deus

Livrar significar devolver a liberdade! – Meus irmãos e irmãs, o ser humano sem a presença de Deus é prisioneiro de muitas cadeias ou covas espirituais. Quando pensamos em livramento, provavelmente, virá à nossa mente, imagens de acidentes em que alguém sai ileso; doenças tidas como incuráveis sendo curadas na vida de homens e mulheres tementes a Deus, e, muitas outras situações, contudo, é preciso entender que o livramento que o Senhor Deus opera na vida de seus filhos diz respeito muito mais do que a uma situação transitória do presente, mas, trata de forma intensa a eternidade.

São vários os exemplos bíblicos e os testemunhos na vida da igreja sobre o livramento e, quero aqui mencionar dois:

Em segundo lugar, precisamos reafirmar intensamente o fato de que:

2. ELE SALVA

“Ele vos deu vida,
estando vós mortos em vossos delitos e pecados”
(Ef 2.1)

não temasO que nós entendemos por salvação? - SALVAÇÃO é o ato através do qual Deus nos resgata do pecado e da conseqüência direta do pecado, que é a morte espiritual e eterna.

“Pela graça sois salvos mediante a fé,
e isto não vem de vós, é dom de Deus”
(Ef 2.8)

“Certa ocasião, um instrutor de salva-vidas estava ensinando aos seus novos alunos como salvar a vida de pessoas que estão se afogando:

a) Primeiro: Precisamos tirar a pessoa de dentro da água.

b) Segundo: Precisamos tirar a água de dentro da pessoa (referindo-se à água que entra nos pulmões).

c) Terceiro: Precisamos reanimá-la .

Enquanto ele falava, inevitavelmente, eu associava estes procedimentos com a obra da salvação que o Espírito Santo de Deus realizou em mim, quando abri meu coração e entreguei minha vida a Cristo:

- Ele tirou-me do pecado;

- Tirou o pecado de dentro de mim;

- E, deu-me nova vida.” (O Salva Vidas, Pr. João Ferreira da Costa)

Em terceiro lugar, precisamos reafirmar intensamente o fato de que:

3. OPERA SINAIS E MARAVILHAS

“...a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.” (Rm 4.17)

O que é um sinal? - É um milagre que traz em si uma revelação.

No Evangelho de João, vemos muitos sinais operados por Jesus. O primeiro foi realizado em Cana da Galiléia (Jo 2.1-12), quando, ao transformar água suja das talhas de purificação em vinho novo, Ele, promove muito mais do que um milagre, mas, a revelação de que Ele é o grande TRANSFORMADOR DAS REALIDADES HUMANAS.juventude

Hoje, meus irmãos e irmãs, nosso Deus continua transformando a realidade humana. Jesus continua removendo as talhas imóveis, pesadas, cheias de água suja que são as vidas de muitos/as e os transforma em vinho novo, ou seja, em salvação, cura, libertação, renovação....Louvado seja nosso Deus porque Ele continua operando em nosso tempo e, isto também nos desafia a clamar com intensidade por sua provisão e presença:

“Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera...” (Ef. 3.20)

Finalmente, meus irmãos e irmãs, reafirmemos estas verdades espirituais em nossas vidas. Não permita que as circunstâncias desta vida e deste mundo roubem-lhe a alegria da salvação e jamais permita que Satanás, como um leão ao seu derredor lhe intimide ao ponto de lançá-lo numa cova espiritual para a morte. Nosso Deus concede livramento, que a sua liberdade seja restituída, e que, de igual modo, maravilhas e sinais possam marcar a sua vida, família, e, a nossa igreja.

“ELE LIVRA, E SALVA, E OPERA SINAIS E MARAVILHAS NO CÉU E NA TERRA...”

Deus é Fiel