segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Cinco Princípios de uma Vida de Oração

 

Base Bíblica: Sl 139

Dentre muitas marcas da jornada cristã, podemos entender que todo/a cristão/a deve cultivar em sua vida a marca da oração.

intercessão

Através de uma poderosa oração de fé, o universo se coloca à disposição daquele/a que clamar. “Tudo o que ligares na terra, será ligada no céu” (Mt 16.19) nos mostra que o Universo, através da Palavra de Cristo e da oração de um justo, está pronto para explodir em louvor e adoração à Deus e, assim, demonstrar os sinais visíveis da invisível graça de Deus num mundo carente de salvação. Lembrem-se sempre de uma frase largamente conhecida nas igrejas: “Muita oração muito poder; pouca oração, pouco poder”.

chave

O Salmo 139 esta colocado no grupo de salmos de instrução. Neste grupo, os salmos geralmente tratam de temas como a história do povo de Deus (cf. 105,106), liturgia e celebração (cf. 15,95), revelações proféticas (cf. 14,50,52,75) e do poder da Palavra Criadora de Deus. Na verdade, o salmo que acabamos de ler, nos mostra o Poder da Palavra de Deus e, além disso, nos ensina que somente podemos receber esta Palavra em nossas vidas, através de alguns princípios demonstrados através da oração.

Quero compartilhar nesta noite, cinco princípios de uma vida de oração vitoriosa e que nos garante o acesso ao Poder da Palavra de Deus em nossas, vidas, famílias, igreja e cidade.

O primeiro princípio é:

sonda-me

1. Sonda-me: 1-5

Sondar significa analisar profundamente, conhecer o desconhecido. Ao oramos neste sentido, estamos realizando uma verdadeira e genuína oração pautada pela sinceridade e pela humildade. Perceber que Deus sonda as nossas vidas é tão maravilhoso, pois percebemos, por exemplo, que as Sondas são naves espaciais não-tripuladas, utilizadas para a exploração remota de outros planetas, satélites, asteróides ou cometas. Ou, Deus vai além do que somos ou temos, para nos abençoar, além disso, em muitos casos quando estamos doentes, são utilizadas sondas tanto para drenar algo ruim quanto para nos alimentar, ou seja, Deus trabalha em nós no sentido de nos libertar e fortificar de um modo intenso e maravilhoso, limpa, restaura, fortaleça e cura!

O segundo princípio é:

2. Quebranta-me: 6-10vaso quebrado

Quebrantamento significa literalmente quebrar, abater, ultrapassar, fazer dobrar, ou, podemos entender de um modo amplo e simples: Quebrantamento é sinônimo de entrega.

O quebrantar-se diante de Deus deveria ser um modo de vida levado a sério por cada cristão. Quando oramos clamando por quebrantamento, ou na verdade, quando permitimos que o verdadeiro quebrantamento brote com uma expressão sincera de um encontro com Deus, entendemos o quão dependentes devemos ser deste Deus e, percebemos o quanto o orgulho humano é a raiz de muitos males que afetam nosso coração - a escravidão ao pecado, os vícios, o egoísmo, a culpa, o medo, a hipocrisia e tantos outros. Só poderemos alcançar a vitória sobre eles se deixarmos Deus lidar com o nosso orgulho. E essa experiência acontece a partir de um genuíno quebrantamento.

O terceiro princípio é:

3. Transforma-me: 11-12

vaso transformado

Sabemos que transformar significa mudar, alterar, creio que também entendemos que ser transformado pela Palavra de Deus é sinônimo de conversão. Quando oramos, transforma-nos Senhor, estamos dizendo, converte-nos a Ti para que vivamos. É um clamor para que saiamos das trevas, da escuridão, do afastamento, do distanciamento. Transformar é também passar por uma metamorfose. Lembram-se de como são originadas as borboletas? É tempo de sairmos dos casulos, dos condicionamentos, das prisões, e sermos transformados pela Palavra viva de nosso Deus!

O quarto princípio é:

4. Enche-me: 13-16enche-me

De um modo maravilhoso o salmista nos mostra que desde o momento da gestação, já fazemos parte do plano divino. Deus se importa conosco. Neste sentido, este princípio nos mostra como nossas vidas são limitadas e, como precisamos pedir que Deus nos encha com a sua própria vida para que vivamos. Podemos notar no mundo que vivemos, sem dúvida, uma completa sensação de vazio. Precisamos ser cheios de Deus, do Espírito Santo. Precisamos ter vida natural e também vida espiritual. Deus nos conhece deste quando éramos embriões, e, agora muito mais, Ele quer nos encher como Seu próprio Espírito Santo, que está disponível a nós.

Meus irmãos e minhas irmãs, só pode ser cheio algo que está vazio: o que tem preenchido sua vida?

O quinto princípio é:

5. Usa-me: 17-18usa-me II

Após todos estes momentos, percebemos o auge do amor de Deus. Ele quer nos usar. Ele quer nos enviar em missão ao mundo. “Os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos pensamentos” (Is 55.8). Somente quando aceitamos o desafio da missão é que somos completos. O cristão/a cheio é aquele que se deixa ser instrumento de Deus. Permita que o Senhor usa a sua vida, do seu cheio especial. Ninguém pode fazer o que você faz! Você é único, especial!

 

Finalmente, meusa-meus irmãos e minhas irmãs, percebemos que o salmista encerra o salmo reafirmando sua oração diante de Deus (vs.23-24), nos mostrando, que nossa vida deve ser um completa, sincera e autentica expressão de louvor, adoração, humildade e confiança na ação de um Deus que sabe de todas as coisas e, sempre faz o melhor em nós, por nós e através de nós.

Permita que o Senhor te conduza e guie ao melhor. Receba e transmita a benção. Em nome de Jesus. AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário