terça-feira, 7 de dezembro de 2010

NATAL... Tempo de Recebermos o Pão da Vida

 

Base Bíblica: Lc 2.1-7

Durante um período conhecido como a Grande Depressão na década de trinta, após a quebra da bolsa de Nova, a situação financeira do mundo ficou muito complicada.

Empresas fecharam, muitas pessoas perderam o emprego e tudo ficou muito difícil. Certo dia, cartazes de propaganda em toda a cidade anunciaram que estava vindo um circo. Um menino de uma família que enfrentava grandes dificuldades por conta da crise financeira queria assistir ao show, mas, seu pai disse que ele teria que trabalhar para conseguir o dinheiro. O menino nunca havia visto um circo antes, e por isso trabalhou arduamente e pôde comprar o ingresso.

No dia em que o circo chegou, o menino foi ver os atores e os animais, num desfile que fizeram pela cidade. Ao observá-lo, um palhaço veio dançando em sua direção, e o menino colocou o seu ingresso nas mãos do palhaço. Então ficou parado na calçada e aplaudia enquanto o resto do desfile passava.

O menino correu para casa a fim de contar a seus pais o que havia visto e como o circo o circo era algo emocionante. Seu pai o ouviu, então tomou seu filho nos braços e disse: “Filho, você ainda não viu o circo. Tudo que você viu foi o desfile”.

Meus irmãos e minhas irmãs: Essa história é uma parábola de Natal. Neste tempo podemos perceber que muitas pessoas ficam entusiasmadas com as festividades, mas perdem o evento principal. Durante essa época, vamos lembrar o que aconteceu no humilde estábulo de Belém, e o que significa o nascimento de Cristo para nós.

Ao longo de sua vida e ministério, por diversas vezes Jesus anunciou que Ele era o pão vivo do céu dado por Deus para a salvação de todo aquele/a que crer. Interessante é o fato de que Jesus nasceu em Belém, por conta do recenseamento promovido pelo imperador César Augusto.

Interessante, é o fato de que o imperador buscava ter a quantidade exata de pessoas no Império por causa dos impostos, e, nosso, Deus utilizou esta artimanha do imperador para revelar mais uma das grandiosas revelações acerca do nascimento de Cristo.

Jesus nasceu foi Belém. Por conta deste recenseamento, muitas pessoas viram de muitas partes e, como esta era uma pequena cidade, já não havia mais nenhuma hospedaria que poderia recebê-los. Assim, depois de tentar porta-a-porta, e, quando as dores de parto tornaram-se muito intensas, José e Maria buscaram refúgio num estábulo, e, quando Jesus nasceu, imediatamente foi colocado numa manjedoura. O que podemos entender de tudo isso?

manjedoura

O nome Belém significa “Casa do Pão”. O pão da vida, Jesus Cristo, nasceu na casa do Pão. Interessante ainda, é que, este alimento espiritual, foi colocado numa manjedoura, que é um nome bonito dado ao coxo, local em que se coloca a comida dos animais nas fazendas.

Meus irmãos e minhas irmãs, desde o início Jesus dava mostra de sua obra de alimentar todo/a aquele/a que estivesse com fome. Nascer em Belém, muito mais do que cumprir com uma ordenança do império era uma tipologia da obra de Cristo sobre a face da terra, ou seja, renovar a vida, e ser o mantenedor da existência tanto dos seres humanos como da criação de uma maneira geral.

Enquanto nos preparamos para uma intensa celebração de Natal, afinal, estamos no Advento, que é um tempo de espera, de priorizar e de recebermos vida (fim da esterilidade), podemos afirmar ainda que, o Natal é o tempo de nos alimentarmos do Pão da Vida! – Este é o evento principal desta época do ano.

Não se deixe levar pelo consumismo, pelo individualismo: muito mais do que dar presentes, dê carinho, seja amparo e apoio aos necessitados, demonstre amor e compreensão para com aqueles/as que precisam, enfim, seja instrumento de bênção nas mãos do Senhor.

Quais são as conseqüências de nos alimentarmos do Pão Vivo nascido em Belém?

1) NUNCA MAIS TEREMOS FOME E SEDE: João 6.33-35

image

Este pão vivo alimenta e farta a nossa alma. Preenche o vazio existencial gerado no interior do ser humano desde o pecado de Adão de Eva. Se o pecado entrou na história humana pelo fato de Adão e Eva terem se alimentado com o fruto proibido no Jardim do Éden, a libertação vem até nós através de um alimento que é básico em todas as partes do mundo: o pão!

Alimente-se do pão vivo nesta noite: deixe-O preencher sua vida. Este pão é tão precioso que contém tudo o que necessário para se viver, ou seja, a promessa é esta: aquele que comer deste pão nunca mais terá fome!!!

2) SALVAÇÃO: João 6.48-51

Não há outro caminho, não há outra forma de se obter a salvação. Jesus Cristo, o pão vivo é o responsável pela nossa salvação. Interessante que isto é o diferencial entre o cristianismo e todas as outras religiões, ou seja, enquanto todas elas são marcadas pelo esforço humano em obter a salvação e os bens terrenos, o cristianismo é marcado pelo esvaziamento do seu Deus, que, assumindo a forma humana, passa a viver de forma solidária com os seus filhos e filhas: isto é o caminho da salvação, um caminho vivenciado e demonstrado na prática pelo próprio Senhor!

Pelo que convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados” (Hebreus 2.17-18).

3) RESSURREIÇÃO: João 6.53-57

Nova Jerusalem

Esta é a esperança final para todos/as. A promessa da ressurreição é a promessa da vitória final sobre todo tipo de manifestação do mal: dor, fome, tristeza, diferenciação social. A promessa da ressurreição mostra-nos que a morte não é uma fatalidade, que não é ela quem diz a última palavra sobre o ser humano, mas, proporciona a possibilidade da construção de um futuro diferenciado e aberto de tal modo que, somos convidados a vivenciarmos o futuro de Deus. Jamais se esqueçam: O Melhor de Deus ainda está por vir!!!

A promessa da ressurreição torna-nos participantes do ato criador de Deus de renovar a criação e criar novos céus e nova terra, é o fim da história e do sofrimento humano e o surgimento da nova criação em Deus.

ARVORE DE NATALMeus queridos e queridas: Jesus é o evento principal do Natal. Apesar da variedade gastronômica deste período (perus, fiesta – chester, panetones...) o alimento mais maravilhoso e transformador que podemos receber é o pão da vida!

Não se deixe levar pelas luzes brilhantes da cidade e das vitrines. Deixe, sim, a verdadeira luz brilhar em seu coração e enche-lo de paz, alegria e perdão.

Seja saciado em sua fome existencial, aceite a salvação e receba a promessa da ressurreição através do Pão Vivo, Jesus Cristo, O Reio dos reis e Senhor dos senhores!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário