sexta-feira, 26 de novembro de 2010

UM NOVO TEMPO – UMA NOVA CIDADE

 

BASE BÍBLICA: Zc 8.1-8

Nos últimos tempos temos vivenciado uma intensificação da violência em nossa sociedade. Uma grande quantidade de informação entra em nossos lares e vidas diuturnamente e, em muitas ocasiões, por conta do sensacionalismo da imprensa, parece que tudo está acontecendo mesmo dentro de casa.

Em muitos casos, passamos a viver a dor, a revolta, a sensação de impotência diante de tantos e graves dilemas que estão ocorrendo em toda a parte. Abusos constantes contra crianças e adolescentes, uma “verdadeira guerra no Rio de Janeiro”, entre muitas outras situações que poderíamos mencionar e, ainda, aqueles infelizmente não são divulgados, mas, que são exemplos tristes e trágicos do atual momento que vivemos.

O QUE FAZER DIANTE DE TUDO ISSO? – Entre muitas coisas que podemos fazer, acredito que este é um tempo em que devemos refletir sobre a qualidade da educação que nós oferecemos aos nossos filhos/as e, além disso, é tempo de pensarmos seriamente sobre os nossos modelos familiares.

O que é mais sério em tudo isso, é o fato de que todas estas questões estão interligadas à família. A família faz parte do plano divino da criação. Quando criou a família Deus, na verdade, estava providenciando as condições necessárias para que os seres humanos não vivessem sozinhos.

Este é o ideal da família: superar a solidão humana e estabelecer laços, vínculos que não podem ser desfeitos. A família é uma comunidade onde sonhos, ideais, necessidades, experiências, propósitos, projetos, esperanças, desejos estão ligados entre si sob a bênção de Deus que a estabeleceu como unidade básica da convivência do ser humano, como unidade básica da propagação da vida.

Meus irmãos e irmãs não se enganem: as cidades em que vivemos são o reflexo direto daquilo que somos enquanto família. Todos/as temos uma parcela de culpa, e a nossa responsabilidade enquanto igreja é lutar para que esta realidade tão terrível seja mudada e transformada, sob a ótica do Reino e sob a ação restauradora do Espírito Santo de Deus.

Se o Mal, personificado no Diabo tem matado, roubado e destruído, nós somos chamados para espalharmos o amor, a misericórdia, a reconciliação, o perdão, ou seja, a vida abundante prometida por Jesus Cristo em Sua Palavra.

Pensando um pouco no texto bíblico que lemos, podemos perceber que o profeta Zacarias sonhava com um novo tempo para a cidade em que habitava. A cidade outrora destruída, ocupada por inimigos, caótica, sem esperança e totalmente entregue à ação do tempo e do mal, agora, passava por um tempo de revitalização.

Qual era o segredo deste novo tempo? – A PRESENÇA DE DEUS ENTRE O POVO!!! (v.3) – A manifestação de Deus no meio do seu povo e, em resposta, o povo de Deus espalhando aquilo que recebera era a força renovadora da cidade de Jerusalém. Deus estava operando, e seu povo, numa relação de aliança, impactava seu tempo demonstrando a nova vida e a nova condição que somente o Senhor poderia providenciar.

 

Ainda nas praças de Jerusalém sentar-se-ão
velhos e velhas...
” (v.4)

idosos na praça

Precisamos entender que longevidade não significa somente viver muitos anos, mas, acima de tudo, significa qualidade de vida. Muito mais na presença de Deus, qualidade de vida é o sinal visível da atuação da graça nos levando a viver em todo instante uma nova aliança com o Pai e com nosso próximo.

 

 

 

As praças da cidade se encherão de meninos e
meninas que nelas brincarão” (
v.5)

crianças brincando

Crianças brincando nas praças é um claro sinal de paz. Além disso, este será um tempo em que meninos e meninas serão crianças no entendimento máximo de sua vida, ou seja, estarão livres da malicia e maledicência, saberão aproveitar o máximo suas potencialidades sem ficarem presas à internet, jogos de videogame que somente mostram cenas de morte e roubo.

aventureiros

Também será um tempo em que estes meninos e meninas não precisarão responder ao mundo com revolta por conta da violência a que muitas vezes são submetidas, já que não haverá estranhos entre o povo!

Porque haverá sementeira de paz; a vide dará o seu fruto,
a terra, a sua novidade, e os céus, o seu orvalho; e farei que o resto deste povo herde tudo isso
” (v. 12)

Se ouvimos e falamos tanto em prosperidade nos últimos tempos, quem sabe, este não seja um dos versículos mais maravilhosos sobre este tema, já que, nos mostra que a verdadeira prosperidade e vitória em todos os aspectos da vida não se resume em ter, mas, em ser: ser servo, ser fiel, ser amoroso, ser honrado, ser abençoado, ser abençoador, ser diferente, andar na contramão do sistema atual.

um abraço no mundo

Este versículo mostra a renovação dos relacionamentos (semente de paz); a alegria da salvação (vide); a prosperidade em tudo quanto colocarmos as mãos (a novidade da terra) e a herança para as gerações vindouras: um patrimônio que permanece, ou seja, vidas tratadas, curadas, libertas, livres de todo mal e opressão, completamente entregues à ação de Deus em todo o tempo!

image

Finalmente, meus irmãos e irmãs, preciso lhes dizer algo: Deus quer transformar nosso tempo através das nossas vidas, mas, a perfeição, a cura completa e a solução final para todo o mal que vemos e, muitas vezes, experimentamos, somente encontramos na Nova Cidade que o Senhor está preparando para nós:

Mas, agora aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial.
Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade
” (Hb 11.16)

Pensar deste modo não significa fugir dos problemas de nosso tempo. Que fique firmando em nossos corações a seguinte verdade: "O mal sempre está de sobreaviso, pois a Verdade e a Justiça são ameaça permanente ao seu poder, sempre alicerçado na mentira e na injustiça".

Além disso, precisamos entender que enquanto aqui estivermos devemos lutar pelo estabelecimento do Reino aqui na Terra, mas, sem perder de vista, a total aniquilação do mal que se dará quando o Senhor, de acordo com o profeta Zacarias,

Eis que salvarei o meu povo,
tirando-o da terra do Oriente e do Ocidente”
(v.7).

Ainda fica algumas questões a serem respondidas para a pergunta: O QUE FAZER DIANTE DE TUDO ISSO? – Quero lhes dizer, encerrando a mensagem que podemos orar mais, fazermos concretamente a diferença no mundo em que vivemos, podemos e devemos evangelizarmos mais, cantarmos mais, pregarmos mais...

A melhor canção ainda não foi cantada; a melhor pregação ainda não foi proferida, o melhor de Deus ainda está por vir, por isso, acima de tudo, podemos influenciar as pessoas e o mundo em que vivemos de forma positiva.

OgAAAHoJh_UxtL6YQ4a4Uq5epCX_0Lc4Fe_NuPmEec1DrwsCcLZ-q95jLHMcjfpAIMax-tqXFe_vazqkCeqTTyfnJUUAm1T1UGDsRQ8sndUMb6f0qke29N0M3rTo

Ser como Jesus, andar como Jesus, fazer o que Jesus faria diante deste e de muitos outros problemas. Influencie seus filhos, seus amigos, vizinhos, colegas de trabalho, seja diferente... Seja um discípulo de Cristo e ao mesmo, um discipulado para a Glória e honra do nosso Deus e para a transformação da realidade que vivemos. AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário