quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Milagre do Deserto e do Mar

 

Texto Bíblico: Jo 6.1-21

Queridos irmãos e irmãs: quero lhes fazer três perguntas que certamente vocês devem fazê-las a si mesmo todos os dias, ou, no mínimo, algumas pessoas já fizeram estas mesmas perguntas para vocês: 1) Quais são os sonhos, os desejos e os planos que você tem traçado para sua vida? – 2) Você já realizou alguns destes sonhos e planos? – E, se ainda não realizou todos os teus sonhos e planos, 3) o que tem impedido você de concretizar cada um deles?

arrependimento III

Podemos dizer que vivemos um tempo em que cada um de nós pode ter muitas motivações, muitos sonhos, desejos, planos e objetivos. Podemos até dizer que vivemos um tempo em que já podemos ser vislumbrar no horizonte tudo o que cada um de nós espera para nossas vidas.

Mas, de igual forma, podemos afirmar que vivemos num tempo em que tudo o que esperamos para nossas vidas ainda não foi totalmente alcançado porque até alcançar plenamente tudo o que sonhamos ou esperamos existe um deserto que precisa ser trilhado e um mar que precisa ser vencido por cada um de nós! –E é isso um pouco do que este texto nos diz.

Na verdade, podemos entender que o operar de Deus em nossas vidas ocorre de maneira muito exata em 2 realidades humanas: o deserto e o mar.

O deserto e o mar são realidades que se manifestam em nossas vidas com dois objetivos bem definidos: l) Levar-nos ao conhecimento de nós mesmos, de verdadeiramente quem somos e apresentar as necessidades e potencialidades (“Quem sou eu?”) e 2) Levar-nos a um conhecimento amadurecido de Deus (“Quem Tu És”).

O deserto na Bíblia é tido como um local de purificação. Significa deixar o lugar em que se está para ir ao encontro de uma realidade desconhecida e temida. Por isso, o deserto evidencia a solidão e a necessidade humana de um encontro com Deus, gerando em nosso interior uma relação de dependência com o Criador.

deserto

O mar na Bíblia é o símbolo da desordem. Dos poderes que afligem e ao mesmo tempo amedrontam. É a realização plena da falta de controle. Para os judeus, o mar é o símbolo do caos e por isso, na época, era comparada ao Reino espiritual maligno.

mar

Em nossa caminhada cristã, necessariamente, iremos enfrentar diversas vezes estas duas realidades: o deserto e o mar!

Mas, não nos preocupemos, pois, mesmo em meio ao deserto nós temos um Deus que se compadece de nós e quer ser o nosso pastor – Cuidar, zelar, exortar, animar e confortar. (v.34)

O deserto possui objetivos bem definidos. É uma realidade que certamente enfrentaremos ao longo de nossas vidas. Mas, não se esqueçam: o deserto é uma realidade que efetivamente possui um início e um fim. O deserto não é uma realidade de sofrimento, mas, uma realidade de encontros, consigo mesmo e com Deus, e nestes encontros, recebemos o conforto, o amor e a força salvadora de um Deus-pastor presente e atuante em nossas vidas.

Bom PastorUm Deus-pastor que se interessa pela nossa existência. Que mesmo em meio às nossas dificuldades e carências atua e faz abundar em tudo o seu poder sobre nós! 5 pães e 2 peixinhos é tudo o que você precisa para vencer o deserto e receber o operar de Deus, que é conhecido como El Shadai, o Deus que transforma o pouco em muito, de maneira transbordante, ou seja, alimentados por Ele no deserto Ele demonstra a realização do milagre que se não se resume somente na multiplicação do alimento, mas, no milagre da salvação. 12 cestos é o sinal da redenção e da restauração da harmonia com o criador (v. 42-43).

fartura

*** Ao vencer o deserto, Jesus nos direciona ao enfrentamento de outra realidade, ou seja, o mar (v. 45). Na verdade, Ele quer que nós não fujamos da realidade de nossas vidas, que está envolta a grandes ondas e ventos contrários. (47-48 a).

O mar é o símbolo das tribulações e das lutas interiores (ex. segura na mão de Deus). O barco poder ser considerado como a direção que procuramos para a nossa existência ou mais propriamente, como a nossa própria vida. A fatiga do remar contra as ondas é a tentativa da realização humana. São as iniciativas em se ajustar ou vencer por si mesmo!

mar II

Tanto que quando Jesus se aproxima, todos se assustam. É um fantasma (49). Quantas vezes tudo o que Deus quer é tomar a dianteira / controle (v.48), auxiliando e mostrando o que é melhor, mas, por estarmos tão envolvidos em nós mesmos não conseguimos enxergá-lo e o confundimos com um fantasma.

Tudo o que Ele quer é subir para o barco de nossa existência e viajar conosco não num mar-de-rosas, mas, em meio às dificuldades e necessidades que enfrentamos. Ele quer ser o nosso Ajudador!

*** Afinal de contas, por que existem desertos e mares em nossas vidas?

O deserto e o mar simbolizam o Novo Êxodo do Povo de Deus! É a libertação da opressão não somente do Egito, mas, de nós mesmos para a abertura e a possibilidade de uma nova vida.

Este novo Êxodo do Povo de Deus será consumado no banquete celestial. A cada dia nos aproximamos deste evento que é sinalizado pelos milagres e pelo operar maravilhoso de Deus.

apocalipse Qual é a realidade que você está enfrentando hoje: deserto e/ou mar? Saiba que tudo o que você precisa é de fé, 5 pães e 2 peixes e 12 cestos, ou, um barco, a coragem, o mar e acima de tudo, um Deus que quer conduzí-los e abençoá-los em todo o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário