terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sonhos Interrompidos... Sonhos Realizados - Uma Reflexão para o Fim – Começo!

 

Base Bíblica: Gn 37

Estamos a exatamente 40 dias do final do ano de 2010 (Esta mensagem foi pregada no domingo dia 22 de Novembro). Certamente, ao olhar para todos os meses e dias passados até aqui, vamos enumerar uma série de questões. Muitas positivas, outras nem tanto, muitas situações de alegria, mas, também de tristeza. Enfim, como um caminho natural da vida, experimentamos muitas situações ao longo deste ano, e certamente ainda experimentaremos ao longo de 2011!

relogio

Ao finalizar um ano e iniciar outro, elaboramos muitos sonhos. Pensando nestes termos, você já parou para refletir sobre quantos sonhos foram interrompidos até aqui? – Quantos sonharam passar num vestibular, ser curado de uma enfermidade, comprar uma casa, comprar ou trocar de carro, ter um emprego melhor, ver a conversão dos pais, filhos...

Além destes, podemos ainda mencionar, todos os sonhos que foram interrompidos por conta de catástrofes naturais como as vítimas dos terremotos do Haiti e do Chile. Também podemos mencionar as tragédias causadas pela indiferença e pecado humano: crianças, jovens, homens e mulheres que perderam suas vidas por motivos tão banais...

O que dizer e pensar diante disso? –Vamos parar de sonhar? Vamos deixar de vislumbrar no horizonte de nossas vidas um futuro e uma vida melhor? – Certamente não!!!!!tristeza

Meus irmãos e minhas irmãs: Sonhar é um dom essencialmente divino. Deus sonhou com uma grande família de muitos filhos e filhas, por isso nos criou e, para isso criou o nosso mundo. E, por graça infinita, Deus deu aos seres humanos a condição de sonhar. Quando sonhamos, temos a possibilidade de alcançar o infinito e tocar o coração de Deus em Cristo através da fé. Quando paramos de sonhar, perdemos a habilidade de viver!

 

Esta certamente é um das grandes mensagens e lições que podemos extrair da vida de José. Mesmo passando por grandes tribulações – ódio dos irmãos, a escravidão e a prisão – nunca deixou de sonhar e de esperar pelo cumprimento de tudo quanto Deus lhe revelara.

Ele era apenas um jovem / menino de 17 anos quando experimentou na pele alguns sentimentos distintos: De um lado o amor, o carinho e cuidado de seu pai, e, por outro lado, o ódio, a inveja e a indiferença de seus irmãos.

A vida de José é um símbolo, é um estimulo para todos/as que têm seus sonhos interrompidos: lançado em um poço, vendido por 20 moedas de prata (como Jesus) Deus passa a demonstrar seu cuidado e projeto na vida de José com a presença dos mercadores ismaelitas: eles eram vendedores de especiarias muito mais valiosas do que o ouro na época.

Sabem o que Deus quer dizer com isto: todas as veunçãozes que nossos sonhos são interrompidos, Ele envia sobre nós o bálsamo (CURA DO CORPO) de sua presença que trata das nossas dores mais intimas e derrama sobre nós a mirra (CURA DA ALMA), ou seja, prepara-nos para o recebimento de algo muito maior e melhor do que tudo o que de alguma forma nos foi retirado ou adiado!

 

Além disso, nossos sonhos interrompidos são utilizados por Deus também para a cura e para o aperfeiçoamento do mundo e, principalmente, daqueles que estão ao nosso lado. Os nossos sonhos e a nossa vida são o bálsamo e a mirra para um mundo carente e sem Deus.

Meus irmãos e minhas irmãs: jamais deixem de sonhar. Sonhe! – Jamais perca a habilidade, o gosto de viver por conta de adversidades.

degraus

Sonhos interrompidos são degraus para nos aproximarmos e recebermos do melhor de Deus! – Sonhe e deixe Deus usar os teus sonhos para salvar e curar o mundo!

A vida de José é um exemplo de sonhos interrompidos, mas, principalmente, de sonhos realizados. Qual foi o grande segredo da vida de José? – Em todo o tempo Deus estava com José e, sobretudo, José estava com Deus!!!! (cf. 39.2;21)

Os sonhos interrompidos na vida de José foram a cura de Deus para um mundo que em breve passaria por um tempo de crise e fome porque o Senhor sabia que José não desistiria.

image

Mas, antes de tudo ser cumprido em sua vida, José foi escravo na casa de Potifar, foi lançado e esquecido no cárcere, até que Deus preparou o tempo do cumprimento dos sonhos interrompidos. José então é elevado à posição de governador do Egito 13 anos depois de ser lançado numa cova e, encontra-se na condição de salvar seus familiares mais ou menos 20 anos após aqueles terríveis momentos de aflição, medo, incerteza e desesperança.

Por isso, também conseguimos entender os nomes que ele deu aos filhos Manasses – de forma resumida esquecimento - e Efraim – de forma resumida prosperidade. Deus usou os sonhos interrompidos de José para livrar todo o mundo conhecido na época, até mesmo, aqueles que o odiaram e o venderam como escravo.

Meus irmãos e minhas irmãs: nosso Deus vivifica os mortos e traz à existência as coisas que não existem para abençoar seus filhos e filhas (Rm 4.17) e, além disso, transforma a maldição em bênção, nas palavras de José em Gn 50.20.

OgAAACMyHQicLGHFt48lkJFmrDbE8o5tkgFJkNhWnOQ78ZF7dfEjgJfM70HipgBbFqb-FeCZFZtlID6Z0gGtLcR-QVIAm1T1UPxERrWTSYjWGiurVP2KmACDw_Eo

Creia nisso: esqueça todo o mal que alguém ou alguma circunstância possa ter causado à você. Olhe para o futuro. Gere em sua história muitos Manasses e Efraims, ou seja, esqueça o mal, creia no Deus que transforma A TUDO E A TODOS/AS, transforma o mal em bênção e seja próspero: seja abençoado para abençoar “Uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e, avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo” (Fl 3.13) continue lutando, ouse triunfar na presença de Deus, ouse (isto é algo para corajosos/as) através da fé em Jesus obter tudo quanto Deus tem prometido em Sua Santa e Maravilhosa Palavra.

vencedor

Finalmente, é preciso dizer que, para muitos psicanalistas sonhos são imagens e idéias que se acrescentam à nossa consciência e que, em sua maioria sinalizam desejos muitas vezes reprimidos. Por isso, são também definidos como associações incoerentes entre desejos e imagens!

Mas, para nós cristãos, os sonhos são a manifestação de desejos libertos, ou seja, baseados em uma vivencia com o Pai, somos liberados para visualizar no horizonte de nossas vidas a possibilidade real e concreta de experimentar o Reino de Deus na face da Terra.

Sonhar é encher-se de esperança e de fé. Sonhar na presença de Deus é alicerçar toda a nossa vida em suas promessas de paz, harmonia, perdão, segurança, saúde, bem, alegria e prosperidade..., não desista diante de sonhos interrompidos em 2010, mas, faça deles o combustível para que você alcance tudo o que almeja em 2011. Contudo, lembre-se do exemplo de José: você nunca conseguirá sozinho, é preciso buscar o auxílio Daquele que mesmo nas piores situações da vida, sempre nos acompanha.

Andando Sobre Agua

Que nos últimos 40 dias de 2010 e em todos os 365 dias de 2011, você possa caminhar com Deus. Seja abençoado, seja renovado, seja curado, experimente o melhor de Deus para abençoar todos/as que estiverem ao seu redor, no nome Santo e precioso do Senhor Jesus, sê tu , meu querido e querida, uma benção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário