quarta-feira, 21 de abril de 2010

DEUS TRABALHA NO TURNO DA NOITE

Base Bíblica: Sl 30

H

a algum tempo, enquanto lia uma revista evangélica, vi a propaganda de um livro chamado "Deus Trabalha no Turno da Noite". Fiquei curioso e pensativo sobre o conteúdo deste livro, e, apesar de ainda não tê-lo comprado, fique refletindo sobre este tema.

Será que Deus tem algum horário preferido para ouvir o nosso clamor e a nossa oração? Será que Deus trabalha mesmo, com mais ênfase no turno da noite?

A Bíblia nos mostra uma quantidade grandiosa de passagens em que Deus demonstrou seu cuidado com seus filhos e filhas ao longo da noite:

  • O livramento de Ló na destruição de Sodoma e Gomorra
  • Daniel na cova dos leões
  • Paula e Silas na prisão
  • Jesus no Getsêmani

O salmo que acabamos de ler, é muito conhecido. Este se constitui numa oração de gratidão com uma ênfase grandiosa no livramento concedido por Deus na vida deste homem, e, o que tudo indica, é que este livramento veio após uma longa noite de aflição, lamento e dor.

Nesta noite, o Senhor Jesus quer falar de uma maneira muito intensa em nossas vidas que não importa quão densa seja a noite à qual estamos enfrentando, Ele é a Luz que dissipa toda escuridão, e, mesmo na noite, na aflição e na dor, Ele esta segurando a sua Mão – Ele quer ouvir a sua declaração de fé nesta noite: "Ainda que eu ande pelo Vale da Sombra da morte, não temerei mal nenhum..." (Sl 23.4)


 

"De noite se demoram as lágrimas,
mas pela manhã explode a alegria" (TEB)

"Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã" (ARA)


 

A noite é o símbolo do desconhecido. Daquilo que o governo e a razão humana muitas vezes desconhecem. A noite ou mais propriamente, a escuridão representa na expressão do salmista o momento em que nós não podemos confiar nos nossos sentidos.

Meus irmãos e minhas irmãs: Nesta noite quero lhes dizer que nosso Deus de uma maneira muito intensa trabalha no turno da noite porque a noite reproduz, em nossa vida espiritual, o que o ventre materno realizou durante o nosso desenvolvimento biológico, ou seja, a noite, na revelação do salmista representa o ventre divino, gerando salvação, cura, quebrando barreiras, libertando das amarras satânicas.

Meus irmãos e irmãs: foi a partir da escuridão que Deus criou o universo e é a partir da escuridão da vida humana que nosso Deus em Cristo através do Espírito Santo quer gerar um novo tempo em sua vida!

É no momento de maior escuridão e nas noites que Deus revela sua misericórdia à nós – misericórdia para os hebreus = ventre, ou seja, Deus gera a sua misericórdia, antes de enviá-la até nós, justamente porque, quando Ele direciona sua misericórdia em nossa direção, sua obra é completa em nós!!!


 

Pensemos: se a noite, a escuridão, é a simbologia usada por Deus do ventre, ou seja, se enquanto enfrentamos as circunstâncias da vida, as dificuldades, privações, perseguições, enfermidades... se isto é a geração de um ser humano melhor, então, deve haver também o tempo do nascimento, e, sabem qual é o tempo do nascimento: em todas as manhãs!!!! – "A ALEGRIA EXPLODE AO AMANHECER!"

Nosso Deus quer gerar uma nova manhã em sua vida! – Quer colocar fim à noite escura e turva, quer irromper um novo tempo, uma nova etapa em sua vida, à qual você em nenhum momento nem mesmo ousou sonhar!!!!

É preciso que nos lembremos de Jesus: a escuridão da crucificação foi vencida pela alegria e pela manhã da ressurreição!!!!


 


 

O salmista encerra o salmo com uma expressão de vitória. Uma proclamação grandiosa do poder de Deus e da transformação da vida de um homem. É Deus preparando um novo tempo e escrevendo uma nova história:


 

"Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria" (NVLH)

"Transformaste o meu luto em dança, meu traje de luto mudaste em traje de festa" (TEB)

Não existe um sentimento mais festejado na Bíblia do que a alegria. A verdadeira alegria gerada pela ação salvadora de Deus em nossas vidas e história. Que alegria é esta: é a alegria de estar na casa de Deus (Sl 122.1); é a alegria do arrependimento dos pecadores (Lc 15.7); é a alegria do Reino de Deus entre nós (Rm 14.17).

As noites que enfrentamos ao longo de nossa existência, sempre tentarão roubar a nossa alegria. Ainda que nossas noites sejam longas, ainda que no horizonte você não consiga enxergar a aurora, saiba que da mesma maneira que o relógio/tempo humano não pára, e muitas vezes as horas parecem penosas, nosso Deus é capaz de mover terra e céus para realizar em nossas vidas o seu milagre (Rm 4.17).

Nesta noite, nosso Deus quer trazer até nós uma expressão genuína de alegria: não alegria passageira, transitória, mas, eterna, imutável, inigualável... Ele quer nos revestir com a verdadeira alegria. Deixe o Espírito Santo tocar o seu interior nesta noite, chore se for necessário, quebrante-se, deixe nosso Deus tocar a profundeza do teu ser nesta noite e transformar sua tristeza em alegria, seu luto em festa, a aparente derrota numa avassaladora vitória... Enfim, abra espaço em sua vida para o Espírito Santo, permita que Ele fale na intensidade de tua dor, recebe a cura, a graça, a força, a paz, a reconciliação nesta, pois tudo isso e muito mais estão disponíveis à você neste noite!!!

Lembre-se: Deus trabalha no turno da noite, e, neste momento, já é noite, é tempo de Deus em sua vida!!!


 


 

2 comentários:

  1. Olá Luciano. Eu li o livro. É maravilhoso!Emprestei e não me devolveram. Vou procurar em algum sebo pra comprar. Vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciano. Eu li o livro. É maravilhoso!Emprestei e não me devolveram. Vou procurar em algum sebo pra comprar. Vale a pena ler.

    ResponderExcluir