sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Momentos de Perder o Fôlego: Uma Reflexão Sobre o Advento

 

Base Bíblica: Lc 1.26-30

perseverançaHoje li uma frase que achei muito interessante que dizia o seguinte: “A vida não é medida pelo número de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram o fôlego”. Confesso que a priori fiquei confuso, tentando compreender a amplitude do significado desta frase.

Contudo, quando comecei a meditar neste texto bíblico pude perceber um pouco do que significa “perder o fôlego”. Entendi que “perder o fôlego” é estar imerso diante de um grande desafio ou mesmo, diante de um grande acontecimento, ao ponto de, literalmente, esquecermos de respirar.

gratidão e amizadeCom naturalidade, é claro, “perder o fôlego” também significa aproveitar cada momento de nossas vidas, seja, uma boa brincadeira ao lado de nossos/as filhas/as, como, uma alegre conversa sobre nada importante, em que de fato, a atenção não está no assunto discutido, mas, na/s pessoa/s que estão ao nosso lado.

Sabem meus irmãos, creio que é tempo de voltarmos a perder o fôlego diante da ação de Deus e de sua Palavra sendo enviada até nós. Ao receber a visita do anjo Gabriel certamente, Maria perdeu o fôlego! – Gabriel após anunciar aos idosos Zacarias e Isabel sobre o milagre do nascimento de João Batista, agora, visita uma casa humilde de uma aldeia esquecida da Galiléia – Nazaré, onde uma jovem recém casada, que pela tradição, ainda não morava com seu marido fora escolhida como a “mãe” do filho de Deus.

O Messias – ungido – segundo anúncio de Gabriel será gerado por Maria – “mulher que ocupa o primeiro lugar” – como fruto do Espírito que a cobrirá com a sua sombra, como a nuvem que manifestava a presença de Deus no santuário do deserto (Cf. Êxodo 40.34-35). Em outras palavras, o Messias esperado nasce dos pobres, e, através da prática da justiça, libertará o povo para a era de prosperidade e paz (Cf. Is 11.1-9, Sl 72). Ele será santo e seu nome será Jesus – Yavé Salva! – Será que isto seria motivo para perder o fôlego? – Vejamos mais detidamente quais foram estes momentos na vida de Maria.

1) “Alegra-te, muito Favorecida... Não Temas...” (v.28a;30a)

Uma expressão intensa que revela o propósito divino: que seu Filho Jesus tenha uma família, para que este possa de modo um modo tremendo, transformar a história humana.

É claro que esta é uma expressão que propõe um desafio: viver uma vida de consagração a Deus e à Sua Palavra! – Meus queridos/as o que significa de fato, “ter o favor de Deus”?

Maria literalmente “perdeu o fôlego” (v.29). O texto grego nos mostra que, quando o anjo lhe disse “não temais”, ela estava naquele estado de fobia extrema, provavelmente, pensado em todas as conseqüências do chamado divino para a sua vida.

Em instantes, certamente foi projetado internamente um filme, narrando as histórias de todos os homens e mulheres que ao longo dos séculos serviram a Deus e, muitos/as deles/as, pela maldade, preconceito, intolerância e dureza de coração acabaram por receberem um final trágico.

eis-me aquiMesmo assim, o desejo de libertação e transformação da realidade de seu povo, ressoou em seu interior a resposta: “aqui está a serva do Senhor, que se cumpra em mim conforme a tua palavra” (v.38).

Diante disso, podemos entender que receber o favor de Deus é ser marcado/a com a impressão máxima do amor de Deus, que transforma a nossa vida, transforma nossa realidade, mas, sobre todas as coisas, descortina em nosso horizonte a possibilidade da construção de um novo tempo, pois sabemos que existirão, dificuldades, barreiras, mas, principalmente, com o favor de nosso Deus, obteremos vitória!!!!

Quantas vezes procuramos o “favor” de tantas pessoas, e, porque não procurar o “favor, graça, poder, bênção, vigor” de nosso Deus? – Será que ainda “perdemos o fôlego” ao ouvir o chamado de Deus e saber dos desafios, mas, perceber os sinais da presença da maior Autoridade do Universo indo adiante de nós?

Além disso, creio que neste final de ano, assim como Maria, também devemos “perder o fôlego” ao ouvir o Anjo do Senhor nos dizendo:

2) “O Senhor é Contigo... Achaste Graça diante de Deus” (v.28b;30b)

Andar com Deus – a melhor companhia que existe. Ainda assim, mais uma vez lhes digo: existe um preço a ser pago por esta diferença.

Ela poderia ter sido morta por apedrejamento. E, nesta história, ainda podemos pensar em José. Você já parou para pensar no que aconteceu com este homem?

“Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher”. (Mt 1.19-21; 24)

Certamente, este foi um momento de perder o fôlego para José. Receber Maria como esposa naquele contexto, era violar a lei judaica, uma tarefa extremamente arriscada, que poderia torná-lo uma vergonha pública. Contudo, ele foi obediente. Entendeu que o Senhor Deus estava ao seu lado, bem como, ao lado de sua esposa.

O Senhor é contigo, achaste graça diante de Deus”, meu querido/a não temas: o Deus que permite a prova é fiel e poderoso para prover o livramento! Por isso meus irmãos, vivemos um tempo de grandes desafios: É tempo de ESPERAR. É tempo de CRER. É tempo de CONFIAR!

esper

ESPERAR pela ação de Deus que tem o poder suficiente para escrever em nossas vidas uma nova história; CRER que mesmo em meio à mais densa escuridão Ele é poderoso para lançar sobre nós sua intensa e radiante luz; CONFIAR que este Deus que nunca falhou, nunca nos abandonará e jamais, nos trairá. Lembre-se: “Ele nos amou primeiro, e nos amou quando ninguém mais nos amava; quando ninguém mais nos valorizava, quando ninguém mais poderia oferecer-nos a possibilidade de uma vida transformada”.

Você também achou graça diante de Deus: “Deus amou tanto a sua vida que enviou Jesus Cristo para salvá-lo”. Jesus amou tanto sua vida, que, mesmo não merecendo, enfrentou a o mundo, a morte, o inferno para que você não passasse a eternidade longe dele.

Finalmente, meus irmãos e irmãs lhes pergunto: Quais são as situações ou momento em que você tem “perdido o fôlego” nos últimos tempo? – São situações ou circunstâncias positivas, que geram vida, bênção e paz ou, situações negativas, em que o fruto gerado é o pecado, o afastamento, a intolerância, a tristeza?

Vimos nas vidas de Maria e José a “perda de fôlego” pela paz e pelo bem, mas, infelizmente, quantos hoje vêm perdendo o fôlego por muitas situações, menos, pela Palavra e pelo chamado divino.

Neste final de ano, tenho a certeza de que muitos estão perdendo o fôlego diante de ofertas, promoções, propostas indecentes, carnalidades, vaidades, raiva, rancor, indiferença, ódio.... quando ouvem a voz de Deus através do Anjo (enviado) tratam-na como o pior som existente.

manjedouraMeu povo: é tempo de mudarmos. Esta é a proposta do Natal. O Deus que torna louca a sabedoria humana, propondo a reconciliação, o perdão, a paz, o amor, a segurança, a salvação. Creio que é tempo de perdemos o fôlego diante do chamado de Deus para uma nova vida. Que o Senhor Deus nos ajuda e em Cristo nos agracie com as mais maravilhosas dádivas dos Céus. Em nome de JESUS, AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário