quinta-feira, 31 de julho de 2014

SANTIFICANDO NOSSA COMUNICAÇÃO

 

BASE BÍBLICA: Tiago 3.1-12

NENHUM ser humano é uma ilha, ou seja, nenhum de nós consegue viver isolado, ou seja, todos nós temos a necessidade de os comunicarmos.Projeto Frutificar

Segundo especialistas, os homens chegam a falar num mesmo dia cerca de 20.000 palavras, enquanto as mulheres, cerca de 25 à 40% mais, ou seja, de 25.000 à 30.000 palavras num mesmo dia!

Se falamos muito, somos tentados, em alguns momentos, a aumentar por certas vezes aquilo que ouvimos. Já diziam “quem conta um conto, aumenta um ponto!”

O apostolo Tiago escreveu: “se alguém não tropeça no falar é perfeito” (2b).

Queridos/as: as más conversações corrompem os bons costumes, não há nada prior na vida de uma família, empresa, igreja do que a fofoca. Existem muitas línguas que estão cheias de “veneno mortal” (8b).

Na nossa comunicação três elementos precisam ficar muito bem esclarecidos:

a) Aquilo que falamos é verdade?

b) Aquilo que falamos edifica?

c) Aquilo que falamos é em amor?

Existe uma história que ilustra bem o que acabamos de falar. É a história das “Três Peneiras”.tres peneiras

Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:

- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

- Três peneiras? – Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade.

Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?

Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta e, arremata Sócrates:

-Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas do planeta.

Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.

“Os sábios acumulam conhecimento,
mas a boca do insensato é um convite à ruína”.  (Pv 10.14)

1) VERDADE (3-4)

Está ligada ao assunto e à pessoa que falamos. Em outras palavras: De que ou de quem estamos falamos?

A Bíblia afirma, de uma maneira muito clara que se não dominamos a nossa língua, não seremos capazes de dominar o nosso corpo!

“O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito”
(Pv. 15.4).


“Minha língua proclamará a tua justiça e o teu louvor o dia inteiro”
(Salmo 35.28)

2) BONDADE (5-6)

Em se tratando de bondade, falamos, na verdade, daquilo que edifica, ou seja, podemos entender que aqui está presente a nossa forma de falar, as palavras que usamos em nossa comunicação. Como estamos falando? E mais, o que falamos tem algum proveito.

O apóstolo Tiago escreveu que a língua é um pequeno órgão, mas, que se gaba se grandes realizações.

Está ligada ao assunto e à pessoa que falamos. Em outras palavras: O que falamos tem algum proveito?

“A boca do justo produz sabedoria, mas a língua perversa será extirpada.
Os lábios do justo sabem o que é próprio, mas a boca dos ímpios só conhece a perversidade” (Pv 10.31-32)

“Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura”
(Pv 12.18)

“Pois, quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade” (1 Pe 3.10).

3) NECESSIDADE (9-10)

Em se tratando desta peneira, aqui é o lugar ou momento em que a maioria de nós erramos. É necessário aprendermos que existe o momento oportuno para falarmos e o momento em que devemos nos calar!

E mais do que isso, precisamos aprender a não levar os assuntos de casa para os de fora! Isso é algo horrível e extremamente desagradável!

“Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade” (Sl 34.13)

“Eu disse: Vigiarei a minha conduta e não pecarei em palavras; porei mordaça em minha boca enquanto os ímpios estiverem na minha presença” (Sl 39.1)
“Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento” (Pv 21.23)

O que tem fluido de nossas vidas? – Falatório sem proveito, fofocas, enganos ou mentira? – Não se esqueça: com a mesma língua você amaldiçoa o seu próximo e adora a Deus. Maldição ou bênção estão diante de nós a todo momento. Como estamos agindo? – Como temos agido?

“Porventura pode uma mesma fonte jorrar água doce e água salgada?”
(Tg 3.11)

A nossa comunicação tem sido revestida da verdade, da bondade e do Amor? – Temos semeado a paz, a justiça, o companheirismo, ou a discórdia, o rancor e o mal?

Instrumentos de bênção ou de maldição?

Finalmente, queridos irmãos e irmãs: Por que precisamos santificar a nossa fala? – Além das questões relacionadas aos nossos relacionamentos, precisamos santificar a nossa comunicação porque “As Palavras tem Poder!”. “A Boca fala do que está cheio o coração” (Mt 12.)

Descobertas recentes afirmam que o centro nervoso da fala tem um poder grandioso sobre todo o nosso corpo. O simples fato de falar pode conceder controle para que a pessoa possa manipular seu corpo como queira.

1) PALAVRAS TEM PODER

Se alguém disser: Vou ficar fraco, então imediatamente todos os nervos recebem essa mensagem e dizem: Fiquemos fracos”. Imediatamente, todo o corpo começa a sentir o enfraquecimento progressivo. Quando alguém diz: Não tenho nenhuma capacidade”. Imediatamente esta ordem é repassada a todo o corpo, e, sobretudo, ao sistema nervoso central. Instintivamente, tal pessoa passa a sentir-se incapacitada ou inferiorizada diante de todos os desafios e circunstâncias da vida. Se alguém repetidamente afirmar: “Estou velho e já não sirvo para nada. O sistema nervoso repassa esta ordem a todo o corpo, e, assim, gradativamente todos os órgãos do corpo passam a um estado de letargia, que, deste modo, irão preparar a morte biológica desta pessoa.

leão e gatinhoQueridos irmãs e irmãs: É preciso que nós venhamos a perceber o fato de que a palavra falada tem grande poder, tanto para o êxito e para a criação de uma vida abençoada e feliz, quanto para a derrota e para a vergonha.

Quantos de nós estamos tão acostumados a falar de forma negativa que às vezes não nos damos conta de como isso interfere em nossas vidas: “Estou morrendo de sede”; “Estou desanimado”; “Sou um burro mesmo”; “Não sirvo para nada”; etc. Precisamos aprender uma nova linguagem e uma nova forma de expressão. Certamente iremos encontrar esta nova forma de viver nas páginas da Bíblia e, construir um novo vocabulário, que alimente nossa vida e nossa fé para que possamos criar as condições necessárias para o recebimento de tudo o que nós necessitamos em nossas vidas.

2) O PODER CRIADOR DA PALAVRA FALADA

“No princípio Deus criou os céus e a terra.
Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: "Haja luz", e houve luz” (Gn 1.1-3)

Além de mudar a nossa forma de enxergar e expressar a vida, a palavra falada é importante porque ela se transforma no material usado pelo Espírito Santo para concretizar em nós os propósitos de Deus.

Quando analisamos este texto, percebemos o fato de que, o Espírito Santo pairava sobre a face das águas, num mundo sem forma e vazio. Ou seja, não existia vida. Até que, Deus deu a ordem geradora, ou seja, a palavra falada, e foi criada a luz, a natureza, os seres humanos, enfim, toda a criação do universo teve seu início a partir da palavra falada por nosso Deus.palavras tem poder

Da mesma forma, o Espírito Santo paira sobre diversas áreas e situações de nossas vidas, aguardando uma palavra de ordem e, sobretudo, uma palavra de fé, para que, com o poder de Deus venha gerar em nossas vidas a transformação, a cura, a libertação, reconciliação, restauração...

3) PALAVRAS DE FÉ OPERAM MILAGRES

“Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação” (Rm 10.10)

Outra razão pela qual precisamos santificar nossa comunicação: por ela, criamos e liberamos a presença de Jesus. É mediante a confissão da fé que a pessoa pode assegurar-se da salvação que vem somente por Jesus Cristo.

Em lugar algum nesta passagem diz ser necessário que alguém vá ao céu e de lá traga Jesus de volta à terra a fim de conceder salvação. Ao contrário, diz que as palavras que podem resultar em salvação estão bem perto de nós, em nossos corações e em nossas bocas.

Onde está Jesus? Qual é o seu endereço? Certamente não é lá nos altos céus ou embaixo da terra. Jesus está na Palavra Dele. Onde estão as palavras que podem nos salvar?

Essas palavras estão em nossas bocas e em nossos corações quando passamos a procurar por Jesus em Sua Santa e Gloriosa Palavra. De fato, Jesus fica limitado ao que nós expressamos. Podemos liberar a presença de Jesus mediante a palavra falada, Se não falamos a palavra de fé, certamente a presença de Cristo não será liberada entre nós: Tudo o que ligardes na terra será ligado no céu; tudo o que desligardes na terra, terá sido desligado no céu”.

Enquanto Igreja, cada um de nós tem a responsabilidade de levar a presença de Cristo por onde quer que estejamos. Fale a palavra de fé para controlar o seu corpo e também para que o Espírito Santo possa atuar por seu intermédio para criar um tempo de vida e paz.

Quando pronunciamos a palavra numa confissão de fé não é a pessoa que realiza os milagres, mas, a ação criadora de Deus. O que você vai fazer com este Jesus que você leva em sua língua? Vai liberá-lo para a bênção dos outros? Ou vai trancá-lo com uma língua silenciosa e com uma boca fechada?

Tudo o que ligares

Nenhum comentário:

Postar um comentário