quarta-feira, 25 de março de 2020

ENCORAJAMENTO NUM TEMPO DE AFLIÇÃO


Base Bíblica: Mateus 8.23-27


N

OS unimos através da fé para tentarmos de alguma forma, encontrar uma orientação e direção diante de uma situação que nossa geração e, na verdade, nossa nação nunca tinha enfrentado. Que tempo inédito, desafiador e angustiante estamos vivendo. Certamente não há nenhum ser humano normal que diante desse quadro possa afirmar que não sentiu nenhum tipo de medo. Quando me refiro ao medo, não falo apenas de contrair o vírus, mas, pensamos no emprego, no sustento de nossas famílias, na saúde de nossos filhos e pais e mães, avós...
         Para uma cultura acostumada ao calor da relações humanas como a nossa, pensar no isolamento social ou, em situações comuns do dia-a-dia com abraçar ou estender a mão para cumprimentar alguém contraria muito de nossa cultura, por isso, mais do que nunca, precisamos romper barreiras e quebrar os paradigmas – regras – que condicionam muito da nossa maneira de viver e de pensar.
            Numa situação como está, todos sofremos, mas, é sempre bom lembrar que possivelmente há pessoas ou grupos que estão mais suscetíveis neste tempo e por isso, precisamos redobrar nossa atenção sobre eles: crianças, idosos, portadores de diabetes, pressão arterial alta enfim...mas, também precisamos nos lembrar dos moradores de rua, dependentes químicos que estão em comunidades terapêuticas, crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade social que muitas vezes fazem as refeições do seu dia nas escolas e instituições e neste tempo, acabam perdendo esta assistência.
            Meu Deus! Quantas situações! Aqui descrevi algumas delas, mas, certamente há muito mais! - Contudo, hoje não quero ser um “Anunciador dos Desastres” e nem mesmo um “Profeta do Caos”.  Muitos pastores e pastoras, incluindo este que vos ministra neste momento,  já anunciaram diversas que nós somos a Última Geração da Igreja sobre a Face da Terra. Sim, são sinais do retorno de Jesus: guerras, doenças, degradação ambiental...mas, quero ser um Proclamador de Boas Notícias e, através da Palavra de Deus, das Escrituras Sagradas, quero compartilhar com você sua família, algumas revelações que nos encorajam a Enfrentar Situações Difíceis em nossas Vidas!
            A vinda de Jesus será precedida por sinais de morte, mas, sobretudo, o Retorno de Jesus acontecerá após o Último Grande Avivamento sobre a Face da terra, quando bilhões de vidas serão alcançadas para o Reino de Deus! Este tempo está cada vez mais próximo! 
De uma forma especial, Escolha a Fé em vez do Medo! – Sim, está deve ser a nossa perspectiva. Se optarmos pelo medo, ele nos paralisará, roubará nossos sonhos e planos, impedirá atitudes reais e concretas para vencermos este tempo, pois o medo limita a nossa vida sobre a vida e sobre nós mesmos. O medo tem o poder de tornar o inimigo um obstáculo praticamente intransponível, imbatível!
Escolha a Fé! – A Fé não é o resultado da Falta de problemas, mas, inadiavelmente, a Fé não nos permitirá focar no o problema, mas, a Fé nos levará a nos concentramos em Deus e não nas situações!
 QUANDO LEMOS O EVANGELHO DE MATEUS 8.23-27 diante de um grande livramento, os discípulos que estavam naquele barco ficaram com o seguinte questionamento em seus corações e mentes:

“Que homem é este que manda até no vento e nas águas?” (Mateus 8:27)

Pense nos discípulos passando um tempo com Jesus em um barco quando uma tempestade não planejada, terrível e ameaçadora se forma no mar. Eles estão completamente despreparados para encará-la e, em pânico, percebem que podem morrer. Durante todo o tempo em que isso acontece, Jesus está dormindo tranquilamente.
EM VEZ DE OLHAR PARA A REAÇÃO DE JESUS À SITUAÇÃO DELES, OS DISCÍPULOS PERMITIRAM QUE A SITUAÇÃO DITASSE COMO REAGIRIAM.  Depois de clamarem a Jesus para fazer algo, Ele acalma a tempestade… Mas, o senhor Jesus não operou o livramento antes de perguntar aos seus discípulos: “Por que é que vocês são assim tão medrosos?”
Esta repreensão sobre a falta de fé deles não era porque eles não criam que Jesus pudesse salvá-los da tempestade, mas porque eles tinham dificuldade em crer que Ele os ajudaria DURANTE a tempestade! – Situações como esta são recorrentes na Bíblia, vejamos alguma delas:
ü José foi livre no poço do deserto e na prisão no Egito;
ü Daniel foi livre na Cova dos Leões
ü Sadraque, Mesaque e Abednego foram livres na Fornalha;
ü Jonas foi livre no ventre do grande peixe;
ü Ester foi livre diante de um contexto contrário de perseguição e ódio;
ü Noemi e Rute foram livres diante de um contexto de fome;
ü Isaque foi livre da morte quando estava sobre o altar, amarrado e pronto para dar sua vida!
ü Paulo e Silas foram livres na prisão romana!

QUANDO NOS ENCONTRAMOS EM TEMPESTADES QUE NÃO PODEMOS CONTROLAR, COMO PODEMOS RESPONDER COM FÉ?

Diante desse tempo, precisamos nos lembrar que:

1. NOSSO DEUS TEM PODER SOBRE TODAS AS TEMPESTADES DA VIDA HUMANA
“Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar. Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida. Não temas, pois, porque estou contigo...” (Isaías 43.1-5)

Se o vento e as ondas não preocupam Jesus, então elas não deveriam amedrontar você. Jamais seremos capazes de mudar a própria situação, mas podemos escolher confiar fielmente em Deus no meio dela.

2. PRECISAMOS FIXAR NOSSOS OLHOS NO SENHOR JESUS O LEVA À PAZ.

Somente o senhor Jesus tem o poder de trazer paz aos nosso Corações.

“Elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra” (Salmo 121.1)

“Olhando firmemente para Jesus o Autor e Consumador de nossa Fé” (Hebreus 12.2)
           
Você está olhando para o tamanho da tempestade ou clamando para Aquele que pode acalmá-la? Será apenas quando olharmos atentamente para o senhor Jesus e para nosso Deus, que sabe o fim de tudo, que conseguiremos atravessar qualquer situação com Sua sabedoria e paz.

3. JESUS SEMPRE ESTÁ DENTRO DE NOSSO BARCO.

É fácil focar em seus medos quando você não consegue controlar seu futuro. Mas, ainda bem, Jesus conhece o nosso futuro, e Ele está sempre ao nosso lado. Além disso, Ele chama você para viver pela fé, não pelo que vê.

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas” (Habacuque 3.17-19)

QUANDO nos depararmos sobrecarregados pela vida, sempre TEREMOS duas escolhas: focar nas circunstâncias ou fixar nossos olhos em Jesus.

Se escolher olhar para Jesus acima de qualquer coisa, você começará a ver que as tempestades que enfrenta ou ainda enfrentará não são nem de longe tão poderosas quanto o Salvador escolhendo atravessar a tempestade ao seu lado!
ESCOLHA A FÉ AO INVÉS DO MEDO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário