sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A Parábola de Jotão: Discernimento e Visão do Reino Sobre as Eleições de 2010

Base Bíblica: Jz 9.6-15

      Nestes dias que antecedem as eleições, creio que o Senhor Deus separou um tempo para nos auxiliar enquanto igreja e nação, neste importante contexto que vivemos: As Eleições. Por tudo o que nós, enquanto nação já vivenciamos, em muitas vidas existe uma total depreciação sobre política. Já vimos muitos desmandos, corrupção..., enfim, a primeira imagem que vem à nossa mente quando falamos o termo – Política – sempre é negativo.

      Mas, por isso vamos deixar de participar de forma autentica deste processo que envolve o nosso povo? – Será que ainda pensamos que nós enquanto cristãos não podemos nos envolver com a política? discipulado

     Evidentemente, hoje, Deus e o nosso país esperam de nós uma posição diferenciada. Se somos sal da terra e luz do mundo, devemos sim, ver, julgar e agir de maneira muito clara, e, sempre, pautados, baseados na Palavra de Deus.

     Neste texto que acabamos de ler, podemos perceber alguns princípios que nos guiarão para que façamos a melhor escolha, não de um/a candidato/a, mas, do futuro que pretendemos construir para nós e para nossos filhos/as.

     Gideão foi um homem grandemente usado por Deus. Conduziu o povo de Israel em seus conflitos contra os midianitas. Através da liderança de Gideão, o povo de Israel alcançou a vitória sobre este povo. No final de sua luta, o povo quis entronizar Gideão como seu rei. Gideão não aceitou, lhes ensinando que Deus é quem deveria governar sobre eles (Jz 8.23).

     Contudo, após sua morte, um de seus filhos, com uma visão diferente, passou a buscar o poder. Abimeleque tinha o carisma para conquistar o povo, mas, não tinha visão de Deus. Assassinou todos os seus irmãos, com exceção, do mais novo, Jotão, que conseguiu se esconder. Jotão por sua vez, ao saber que fora confirmado Abimeleque como rei, proferiu a parábola das Árvores, e, desta história, podemos extrair várias lições para as nossas vidas. Cada uma destas árvores são símbolos espirituais de grade valor para o desenvolvimento de nossa fé e de nossa caminhada diante do Senhor:

1) A Oliveira: Simboliza a manifestação da unção de Deus em nossas vidas. Entre muitos significados, representa a própria ação do Espírito Santo em nossas vidas, uma vez que pode ser relacionado à ela, a atribuição de luminosidade, higiene, alimento (as azeitonas) e a cura para muitos males.

2) A Figueira: Simboliza o povo de Israel propriamente dito, como podemos perceber em textos como Jr 24.3-7; Os 9.10; Gn 3.7; Mt 24.32-33.

3) A Videira: Simboliza na interpretação bíblica, a Igreja. Demonstra o plano de ação de Deus, restaurando a humanidade através do sangue de Jesus. Também podemos perceber a união visível do corpo de Cristo, através dos cachos de uvas. (Cf. Jo 15.1.7)

4) O Espinheiro: Simboliza a maldade e a iniqüidade sempre presentes na vida humana. Aqui podemos ver que fica muito evidenciado alguns questões como: A mentira, o engano, a vaidade, a soberba e a ganância (o espinheiro não pode dar sombra). Além disso, os agricultores da antiguidade temiam grandemente o fogo nos espinheiros, já que estes espalhavam rapidamente o fogo de forma incontrolável e causava muita destruição. (Cf. Gn 3.18)

5) O Cedro: Simboliza a força para a construção de algo significativo. Também representa a própria eternidade. Muitos estudiosos defendem que os Cedros tipificam a Obra do Senhor, por ser uma árvore gigantesca, com um tronco reto, de madeira de lei, que chega a 30 m de altura por 5 m de diâmetro. Por isso, fica ainda mais esclarecida a grande pretensão do espinheiro, podendo até mesmo relacioná-lo com a queda de Lúcifer (Cf. Is 14.5-23).

     Meus irmãos e minhas irmãs: Diante do que foi exposto, creio que é tempo de nos cuidarmos. Que fique frisado em nossos corações e mentes que nosso voto representa nosso posicionamento diante do contexto que vivemos. Aprofundando esta perspectiva, podemos entender que o voto, neste tempo simboliza nossa consciência cristã diante da nação e do governo democrático e, por conseqüência, diante de Deus. Assim, é tempo de honramos o nosso Senhor com um voto consciente e cidadão. Na expressão do Bispo Adonias Pereira do Lago (Presidente da 5 Região da Igreja Metodista), “Precisamos ter clareza de nossos sonhos para nossa nação.

     Que os/as governantes sejam honestos/as e trabalhadores/as em prol do povo. Que não sejam corruptos/as que não manipulem verbas em prol de seguimentos que não trarão retorno social direto para a população. Que possam promover o máximo de justiça social a favor do povo brasileiro desenvolvendo entre outras ações:

a) Um sistema de saúde que possa atender a todos e todas com qualidade e dignidade necessárias;

b) Uma segurança pública eficaz, permitindo que todos e todas possamos viver sem medo de serem vítimas de algum crime;

c) Um serviço social de qualidade, que possa efetivamente tirar as pessoas das situações de vulnerabilidade e risco social;

d) Uma educação que viabilize o desenvolvimento da vida em sua plenitude para que ninguém mais necessite mendigar o seu pão ou ser vítima de qualquer tipo de violência, tudo isso em conformidade com os valores do evangelho de Jesus Cristo. Uma educação com qualidade para todos, principalmente para as crianças.

e) Uma lógica econômica que valorize a vida em detrimento do acúmulo desmedido e gerador de desigualdades.

f) Um imposto mais justo com retorno mais socializado junto ao povo.

g) Uma administração enxuta, sem fisiologismos descarados e contratação desnecessária de pessoas.

h) Alguém que acredite e defenda princípios que o Reino de Deus exige para o bem estar do povo: Justiça social; valores morais; família, casamento homem/mulher; contra aborto; contra homofobia; garanta direitos civis para todos igualmente; liberdade religiosa;

     Além disso, fiquemos atentos, uma vez que não votamos somente nas pessoas, mas, na ideologia partidária. Pelo sistema de quociente eleitoral, nem sempre, o candidato que escolhemos será eleito, mas, podemos ajudar a eleger nomes que jamais votaríamos.

     Se você já escolheu seus candidatos/as pesquise o passado. Pesquise se existe uma coerência moral, a ficha limpa, a que grupos este/a está relacionado; de onde vem o financiamento da campanha, se as idéias defendidas por este/a estão em harmonia com os princípios bíblicos e metodistas, etc.

sementes   Finalmente, meus irmãos e irmãs: É tempo de orarmos. Não podemos deixar a direção de Deus neste importante processo que está diante de nós. O pastor Martin Luther King disse uma vez: O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons.

     Com efeito, quando os bons se omitem, sobram espaços para que os maus mostrem suas atividades. A atividade de um espinheiro não é outra senão a de abrigar insetos e ferir o homem. Para nada mais serve. Não adiante ficarmos alegres com o símbolo da oliveira, da figueira e da videira e nos calarmos, nos silenciarmos. O mal sempre se instala quando há a ausência do bem. “Se nos calarmos, as pedras clamarão”.

"O mal sempre está de sobreaviso, pois a Verdade e a Justiça são ameaça permanente ao seu poder, sempre alicerçado na mentira e na injustiça"

Nenhum comentário:

Postar um comentário