segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SENHOR, PARA QUEM IREMOS NÓS?

 

Base Bíblica: Jo 6.60-69

 

Meus irmãos e minhas: Quantos de nós já nos deparamos com pessoas pedindo informação sobre como chegar a determinado lugar? – Ou, ao contrário, quantas vezes, nós já tivemos que pedir para que alguém, de boa vontade, nos indicasse o caminho certo e seguro para que prosseguíssemos ao nosso destino?

Jesus é o caminho II

Chegar ao lugar almejado é a intenção de todos nós quando deixamos nossos lares, trabalho, escola, enfim... mas, o que fazer quando nos perdemos ao longo da caminhada? – E, além disso, o que fazer quando somos confrontados com situações inusitadas?

Alisando o texto bíblico podemos extrair várias respostas para estes e muitos outros questionamentos. Em sua mensagem ao longo de todo o capítulo 6 do evangelho de João, Jesus quer ensinar seus seguidores a entender de forma plena o seu poder e autoridade divina, por isso, os episódios da multiplicação dos pães e do andar por sobre as águas. Mas, em toda esta ação, Jesus quer mostrar a todos/as o fato de que Ele deve ser a referencia, a certeza, a possibilidade concretizada de que uma vida diante de Deus é possível, já que, Ele é o pão da vida!

Aquele povo que o seguia possuía uma visão parcial sobre a obra de Jesus: Ele é aquele que nos alimenta. Quando o discurso volta-se para uma direção de vida e compromisso, muitos que pensavam terem encontrado o caminho certo e seguro para suas vidas se viram sem direção.

Queridos e queridas: Quando nossas tradições são confrontadas, é inevitável que surjam conflitos. A Bíblia nos ensina que a Palavra de Deus é doce como o mel, mas, para aqueles/as que não sabem absorve-la e aplicá-la, torna-se amarga como o fel! (Ap 10.10). À vista da mensagem de Jesus, muitos o abandonaram, em busca de outra direção para suas vidas e histórias.

Ainda em nosso tempo, muitos têm abandonado o caduvidaminho do Senhor, porque não conseguem absorver em suas vidas o valor da Palavra de Deus. Jesus sabia de tudo isso, assim, volta-se para os seus discípulos, também atordoados com a forte mensagem que ouviram e lhes pergunta abertamente: “Vocês também vão me abandonar?” (v. 67)

E, na expressão do apostolo Pedro, vemos uma das maiores declarações de fé que poderiam ser realizadas diante de uma situação como esta: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós já temos crido e conhecido que Tu És o Filho de Deus” (v. 68-69).

Ao analisar esta expressão, o que nós podemos extrair de forma plena para as nossas vidas?

1. “Senhor, Prá quem Iremos Nós?”

Pedro e os demais discípulos há pouco tempo deixaram o deserto e sobreviveram ao mar turbulento e agitado. Viram sinais maravilhosos. Assim, esta expressão demonstra um intenso senso de dependência.

Como se dissessem: “Já passamos por tantas coisas e vimos tantas maravilhas, para nós agora não existe outro caminho ou outra forma de viver que não seja diante de Ti”. Todas as nossas certezas ruíram, só o Teu ensino pode nos dar a direção que necessitamos para nossas vidas!

Jesus é o caminho

Nesta expressão de fé de Pedro e dos demais discípulos, podemos entender que a única certeza que possuíam estava completamente arraigada, fundamentada na pessoa e na obra de Jesus. Não somente porque lhes faltava possibilidades, mas, porque diante de tudo o que vivenciaram, viver sem a presença de Jesus era algo inegociável, insuportável, inimaginável!

Nós também precisamos deste mesmo senso de direção para as nossas vidas: desejar a presença de Deus, viver o fato de que sem Ele não podemos ir muito longe, ou melhor, sem a presença e a direção dEle, andaremos em círculo, perdidos, vagueando pelo caminho da infelicidade, da tristeza e da derrota!

Para quem iremos, se é a Ti que desejamos? ( Sl 27.4; 42.1; 84.1-2)

2. “Nós Temos Crido e Conhecido”

Crer e Conhecer: mais uma profunda lição deste texto bíblico. A intensidade de um relacionamento com Deus em Cristo nos levará à profundidade. Crer é sinônimo de ter fé. Sabemos que a Fé pode ser explicada através de duas características: Certeza e Convicção! – Então, porque além de crer nós também devemos conhecer?

Na expressão de Jó 42.5 Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram”.

Queridos e queridas: Crer e conhecer significa experimentar!!!!

o melhor de Deus

“Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia” (Sl 34.8)

 

Finalmente a conclusão que chegamos em conjunto com o apóstolo Pedro e os discípulos é a seguinte: “Tu És o Cristo, o Filho de Deus”. Assim, apresentamos à Jesus uma intensa expressão de entrega. Eu não ando sozinho, eu não estou perdido: pra ti eu correrei, porque creio e o conheço pessoalmente, eu sei quem Tu És porque experimentei da tua presença. Diante de Ti eu entrego tudo o que sou, o que tenho e, aquilo que pela fé vier a ser!

Experimente do Senhor nesta noite: Para quem Iremos? – Para os braços do Senhor Jesus, porque não há lugar melhor; Porque cremos e experimentamos o fato de que Ele é Deus presente, vivo, poderoso, fiel, maravilhoso.

Venha pra Jesus, Ele é a nossa referencia!

Jesus é o caminho III

“Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Is 30.21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário