sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MANIFESTO DAS IGREJAS HISTÓRICAS SOBRE A CORRUPÇÃO

 

MANIFESTO2

“O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça,
repouso e segurança, para sempre” (Is 32.17)

As igrejas históricas aqui representadas em virtude do seu compromisso com os valores cristãos emanados das Escrituras Sagradas que demandam a prática da justiça e da verdade, bem como a responsabilidade de denunciar todas as atitudes que ameaçam a vida e a dignidade humana; vêm a publico denunciar o caráterendêmico e pervasivo que a corrupção tem atingido todas as áreas da vida pública brasileira, principalmente por partede lideranças políticas que justificam tais práticas sob o pretexto de ser um procedimento comum e centenário, portanto, normal, ou ainda com slogans popularizados como “rouba, mas faz”.

Por outro lado nos deparamos com a cultura predominante da impunidade, onde a única certeza é que determinados criminosos jamais serão alcançados pelos rigores da lei, gerando a descrença no sistema judicial que funciona apenas para os que não podem contratar advogados de renome.

A prática de desvio dos recursos públicos, principalmente nas das obras públicas, não somente enlevam significativamente o custo de tais obras, como também afetam inevitavelmente milhões de brasileiros ao privá­los de recursos que poderiam ser aplicados em serviços essenciais na área da saúde, educação, moradia, transporte e segurança. Tal situação tem impacto direto sobre os mais empobrecidos, perpetuando uma situação de desigualdade e gerando um ambiente favorável à violência. É exatamente este segmento da população que mais necessita dos serviços públicos de saúde, educação, transporte, moradia, saneamento e outros benefícios de responsabilidade do estado.

Milhares de crianças, jovens e mulheres têm sido condenados à marginalização vivendo sem esperança e à mercê de traficantes e outros inescrupulosos que se enriquecem às custas da miséria alheia. Nesse contexto ainda não faltam os que tiram proveito eleitoral ao se apresentarem como “salvadores da pátria”, bem como, líderes religiosos ávidos por dinheiro oferecendo prosperidade sem trabalho e sucesso mediante o simples decretar em nome da fé.

Reconhecemos alguns avanços na legislação motivados principalmente por esforços da sociedade civil organizada, como no caso da Lei da “Ficha Limpa” e outros. O julgamento que ora ocorre no STF, onde alguns ministros têm expressado de forma contundente a condenação de tais práticas e sentenciando alguns corruptos, não deixam de ser sinais de esperança, contudo há um longo caminho pela frente para se criar uma sociedade mais justa, mais consciente, mais politizada onde a prevalência de corruptos e corruptores seja menos frequente e comum.

Aguardamos e esperamos que, caso haja situações futuras, semelhantes à que deu origem ao julgamento do chamado "mensalão" tenham o mesmo tratamento e rigor por parte das elites políticas, da mídia e do judiciário.

Sabemos que a corrupção é fenômeno multicausal e que o sistema político brasileiro anacrônico a retroalimenta e cria as condições necessárias à sua perpetuação.

Conclamamos a todos cristãos e homens e mulheres de bem neste país a assumirem uma postura firme e consciente rejeitando e repudiando todos os processos de corrupção desde aquelas simples “gratificações” para se obter alguma vantagem ou se livrar de multas ou penalidades, até o silêncio conivente diante das grandes negociatas. Uma das formas mais eficazes de combate à corrupção é o voto consciente em candidatos que tenham um histórico digno e tenham assumido posturas claras na luta contra os desvios e mau uso dos recursos públicos.

Cidadãos conscientes e politizados não serão facilmente iludidos ou liderados por políticos corruptos.

Busquemos um Brasil melhor!

Logo Igrejas

 

http://metodista.org.br/conteudo.xhtml?c=12028

quarta-feira, 4 de julho de 2012

PARA CADA PENSAMENTO NEGATIVO NOSSO DEUS TEM UMA REPOSTA POSITIVA

 

Você diz: “Isso é impossível”
Deus diz: “Tudo é possível” (Lucas 18.27)
Você diz: “Eu já estou cansado”
Deus diz: “Eu te darei o repouso”( Mateus 11.28-30)
Você diz: “Ninguém me ama de verdade”
Deus diz: “Eu te amo” (João 3.16 e João 13.34)
Você diz: “Não tenho condições”
Deus diz: “Minha graça é suficiente” (2 Coríntios 12.9)
Você diz: “Não vejo saída”
Deus diz: “Eu guiarei teus passos” (Pv 3.5-6)pegadas na areia
Você diz: “Eu não posso fazer”
Deus diz: “Você pode fazer tudo” (Filipenses 4.13)
Você diz: “Estou angustiado”
Deus diz: “Eu te livrarei da angústia” (Salmo 90.15)
Você diz: “Não vale a pena”
Deus diz: “Tudo vale a pena” (Romanos 8.28)
Você diz: “Eu não mereço perdão”
Deus diz: “Eu te perdôo” (1 João 1.9 e Romanos 8.1)
Você diz: “Não vou conseguir”
Deus diz: “Eu suprirei todas as suas necessidades” (Filipenses 4.19)
Você diz: “Estou com medo”
Deus diz: “Eu não te dei um espírito de medo” (2 Timóteo 1.7)
Você diz: “Estou preocupado”
Deus diz: “Confia-me todas as suas preocupações” (1Pedro 5.7)
Você diz: “Não tenho fé”
Deus diz: “Eu dei a cada um uma medida de fé” ( Romanos 12.3)
Você diz: “Eu me sinto só e desamparado”
Deus diz: “Eu nunca te deixarei nem te desampararei” (Hebreus 13.5)

Deus é Fiel

terça-feira, 19 de junho de 2012

DE QUE LADO DEUS ESTÁ?

clip_image002Base Bíblica: 2 Cr 15.1-15

    Um dos mais importantes presidente dos EUA Abraham Lincoln escreveu: “Eu não me vanglorio de que Deus está do meu lado. Oro humildemente para que eu esteja do lado de Deus”.

     As palavras de Lincoln são na verdade, uma paráfrase das palavras que o profeta Azarias trouxe como revelação de Deus ao Rei Asa, de Judá:

“E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará”. (2 Cr 15.2)

     Ao ler este texto, podemos compreender algumas questões muitos importantes que vêm acontecendo ao longo de muitos séculos na história humana. Através da história, muitos homens e mulheres realizaram coisas terríveis e desprezíveis, e, ainda assim, dizem que Deus está ao lado delas. Podemos afirmar, sem dúvida alguma, que tudo isso é mentira e engano!!!

duvida

 

Assim, duas pergunta extremamente relevantes seriam:
Onde está Deus? ou, de que lado está Deus?

 

     Meus irmãos e irmãs podemos entender que nosso Deus está ao nosso lado quando O desejamos e quando o reconhecemos. O Rei Asa buscou o Senhor, e, este Deus maravilhoso operou um livramento grandioso, concedendo à nação uma vitória avassaladora contra os etíopes, que naquele tempo, possuíam um grande, numeroso e temível exército.

“E Asa clamou ao SENHOR seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. SENHOR, Tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem. E o SENHOR feriu os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e os etíopes fugiram. E Asa, e o povo que estava com ele os perseguiram até Gerar, e caíram tantos dos etíopes, que já não havia neles resistência alguma; porque foram destruídos diante do SENHOR, e diante do seu exército; e levaram dali mui grande despojo”. (2 Cr 14.11-13)

O que garante que Deus esteja do nosso lado?

       Meus irmãos e irmãs posso afirmar sem dúvida que, ser cristão não garante que Deus esteja “do nosso lado”, como também os antigos israelitas não tinham garantia de que Deus estava do lado deles!

“O Senhor entra em juízo contra as autoridades e contra os líderes do seu povo. Vocês arruinaram a vinha, e o que foi roubado dos necessitados está nas suas casas. Que pretendem vocês, ao esmagarem o meu povo, e ao moerem o rosto dos necessitados? Quem pergunta é o Senhor, o Senhor dos Exércitos”. (Is 3.14-15)

Meus irmãos e irmãs, muito além da religiosidade, nosso Deus está do lado daqueles que estão do lado Dele, dos que desejam conhecê-Lo e em profundidade e intimidade e, não daqueles/as que insistem em convencer o próprio Deus e aos outros que seu caminho está certo.

“A intimidade do Senhor é para aqueles que o temem,
aos quais Ele dará a conhecer a sua aliança”
(Sl 25.14)

“Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão” (Pv 8.17)

       O Senhor indicou, por meio de Isaias, que Ele está com os oprimidos. Em vez de nos precipitarmos numa situação, presumindo que Deus está do nosso lado, precisamos estar seguros de que estamos do lado dele.

“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidaoração 3de, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos”. (Is 57.15)

        O rei Asa foi tão grandiosamente abençoado por Deus que, acabou por confundir seu desejo com a vontade de Deus. Após o milagre do livramento junto aos etíopes, seu coração voltou para si mesmo. Esqueceu sua Aliança com Deus e procurou os sírios (2 Cr 16.1-7). Ele conseguiu o que queria, mas, deixou de estar ao lado do Senhor.

      Depois disso, nunca mais foi o mesmo. Tanto que, mesmo doente, não procurou o Senhor, antes seu coração se endureceu. Morreu após quarenta e um anos de reinado distante de Deus, não porque Deus o abanadora, mas, porque ele mesmo intencionou em seu coração um rumo e um destino diferenciado para sua vida e para a nação que governava. (2 Cr 16.11-14)

       Quantas vezes, assim como rei Asa, também conseguimos o que queremos, mas, pela nossa maneira de proceder ou pelos caminhos que traçamos acabamos por perder a melhor companhia ou, Aquele que pode coração durode fato fazer toda a diferença em nossas vidas! – Em quantos momentos, fazemos, como os outros, “coisas” em nome de Deus, quando na verdade estamos muito distantes da sua presença?

      Finalmente, creio que esta é uma oportunidade para que possamos analisar nossos procedimentos e ações. O lema de nossa Igreja em nível nacional é “Discípulas e discípulos nos caminhos da missão cumprem o mandato missionário de Jesus”. Oro e clamo para que nosso Deus esteja ao nosso lado nos caminhos da missão e para que, de um modo intenso, nós também possamos nos conservar sempre ao seu lado, desfrutando de sua presença e da sua maravilhosa graça!

“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele...” (2 Cr 16.9)pegadas na areia

Deus tem estado ao nosso lado?
E nós, temos estado ao lado de Deus?

quinta-feira, 24 de maio de 2012

24 de Maio: Dia do Coração Aquecido

           

                Para o metodismo mundial esta é uma data muito importante pois, para CRUZ E CHAMAmuitos, é considerada como o dia da transformação ministerial na vida de John Wesley, o fundador do movimento metodista.

John Wesley era um ministro da Igreja Anglicana. Já havia sido enviado com missionário até os Estados Unidos, mas, nesta viagem, ao anunciar o Evangelho, sentia-se distante de Deus e que, principalmente, seus pecados ainda não haviam sido perdoados.

              Diariamente Wesley publicava um Jornal. Na manhã de 24 de maio de 1738, Wesley publicou em seu Jornal o seguinte questionamento: “Já sentimos ‘paz com Deus’ e alegria no Espírito Santo? ‘O Metodismoseu Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus?’Infelizmente, com o meu, ele não o faz”.

      Mas, ao participar de uma reunião na noite de 24 de maio de 1738, ouvindo o sermão sobre a justificação pela graça (Rm 1.16-17; Ef 2.8) Wesley experimentou o testemunho do Espírito Santo e declarou: “Senti meu coração estranhamente aquecido. Eu senti que confiava em Cristo, Cristo tão somente, pela minha salvação; e uma segurança me foi dada que ele tirara meus pecados, sim os meus, e me salvara a mim da lei do pecado e da morte”. coração aquecido

  Desde então, esta data é comemorada como o Dia do Coração Aquecido. Acredito que também é tempo de nós buscarmos o testemunho do Espírito Santo e o aquecimento de nossos corações, para que assim possamos anunciar o Evangelho de Cristo a este mundo carente.

 

“Pela fé e pela oração, fortaleça as mãos frouxas e firme os joelhos vacilantes. Você ora e jejua?
Importune o trono da Graça e seja persistente em oração. Só assim receberá a misericórdia de Deus”
(John Wesley)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

“ELE LIVRA, E SALVA, E OPERA SINAIS E MARAVILHAS...”

 

Base Bíblica: Dn 6.27

A história de Daniel na cova dos leões é uma das madaniel na covais pregadas e conhecidas em toda a Bíblia. O que sempre fascina em toda a Palavra de Deus é o fato de que, quanto mais se lê mais se aprende sobre textos e passagens que supostamente achamos que já sabemos de cor.

Nesse momento do texto que lemos, Daniel era um dos governadores da Babilônia. Diferenciado por sua integridade, Daniel começou a incomodar os políticos e, de certo modo, o sistema de corrupção daquela época. Levantou-se uma desonesta e astuciosa conspiração contra ele que o levou para a cova dos leões.

Meus irmãos e irmãs é urgente o chamado para uma mudança intensa e radical de nossas atitudes com relação aos nossos hábitos e as escolhas que fazemos para as nossas vidas. Também acredito que é esse é o tempo em que somos convidados a rever alguns conceitos, como de alegria, festa, felicidade, realização.....

O texto bíblico mostra o fechamento de algumas histórias muito interessantes envolvendo a vida de 04 jovens, que foram levados de sua terra natal – Israel – para a Babilônia. Daniel, Hananias, Misael e Azarias decidiram firmemente serem fieis a Deus e não se corromperam. Numa cultura distinta, preservaram não somente os seus hábitos normais, cotidianos, mas, mantiveram sua Fé em Deus inabalável. Pagaram o preço por isso, entenderam que, tudo o que se conquista com esforço e fé dura não apenas um momento, mas, gera em nós a eternidade.

Seja numa fornalha de fogo ardente ou, numa cova de leões, o testemunho destes jovens nos mostram o grande projeto de Deus para as nossas vidas. Através da vida destes jovens, Deus operou grandiosamente naquele período. Hoje, da mesma maneira, nosso Deus quer realizar uma grande obra neste mundo, por isso, sua Palavra quer reafirmar em nosso interior as grandes obras que Ele pode e desejar fazer por nós, em nós e através de nós.

Em primeiro lugar, precisamos reafirmar intensamente o fato de que:

1. ELE LIVRA

“Bendito seja o Senhor que não nos deu por presa aos dentes deles. Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço e nós nos vimos livres. O nosso socorro está no nome do Senhor, criador do céu e da terra” (Sl 124.6-8)tamanho de Deus

Livrar significar devolver a liberdade! – Meus irmãos e irmãs, o ser humano sem a presença de Deus é prisioneiro de muitas cadeias ou covas espirituais. Quando pensamos em livramento, provavelmente, virá à nossa mente, imagens de acidentes em que alguém sai ileso; doenças tidas como incuráveis sendo curadas na vida de homens e mulheres tementes a Deus, e, muitas outras situações, contudo, é preciso entender que o livramento que o Senhor Deus opera na vida de seus filhos diz respeito muito mais do que a uma situação transitória do presente, mas, trata de forma intensa a eternidade.

São vários os exemplos bíblicos e os testemunhos na vida da igreja sobre o livramento e, quero aqui mencionar dois:

Em segundo lugar, precisamos reafirmar intensamente o fato de que:

2. ELE SALVA

“Ele vos deu vida,
estando vós mortos em vossos delitos e pecados”
(Ef 2.1)

não temasO que nós entendemos por salvação? - SALVAÇÃO é o ato através do qual Deus nos resgata do pecado e da conseqüência direta do pecado, que é a morte espiritual e eterna.

“Pela graça sois salvos mediante a fé,
e isto não vem de vós, é dom de Deus”
(Ef 2.8)

“Certa ocasião, um instrutor de salva-vidas estava ensinando aos seus novos alunos como salvar a vida de pessoas que estão se afogando:

a) Primeiro: Precisamos tirar a pessoa de dentro da água.

b) Segundo: Precisamos tirar a água de dentro da pessoa (referindo-se à água que entra nos pulmões).

c) Terceiro: Precisamos reanimá-la .

Enquanto ele falava, inevitavelmente, eu associava estes procedimentos com a obra da salvação que o Espírito Santo de Deus realizou em mim, quando abri meu coração e entreguei minha vida a Cristo:

- Ele tirou-me do pecado;

- Tirou o pecado de dentro de mim;

- E, deu-me nova vida.” (O Salva Vidas, Pr. João Ferreira da Costa)

Em terceiro lugar, precisamos reafirmar intensamente o fato de que:

3. OPERA SINAIS E MARAVILHAS

“...a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.” (Rm 4.17)

O que é um sinal? - É um milagre que traz em si uma revelação.

No Evangelho de João, vemos muitos sinais operados por Jesus. O primeiro foi realizado em Cana da Galiléia (Jo 2.1-12), quando, ao transformar água suja das talhas de purificação em vinho novo, Ele, promove muito mais do que um milagre, mas, a revelação de que Ele é o grande TRANSFORMADOR DAS REALIDADES HUMANAS.juventude

Hoje, meus irmãos e irmãs, nosso Deus continua transformando a realidade humana. Jesus continua removendo as talhas imóveis, pesadas, cheias de água suja que são as vidas de muitos/as e os transforma em vinho novo, ou seja, em salvação, cura, libertação, renovação....Louvado seja nosso Deus porque Ele continua operando em nosso tempo e, isto também nos desafia a clamar com intensidade por sua provisão e presença:

“Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera...” (Ef. 3.20)

Finalmente, meus irmãos e irmãs, reafirmemos estas verdades espirituais em nossas vidas. Não permita que as circunstâncias desta vida e deste mundo roubem-lhe a alegria da salvação e jamais permita que Satanás, como um leão ao seu derredor lhe intimide ao ponto de lançá-lo numa cova espiritual para a morte. Nosso Deus concede livramento, que a sua liberdade seja restituída, e que, de igual modo, maravilhas e sinais possam marcar a sua vida, família, e, a nossa igreja.

“ELE LIVRA, E SALVA, E OPERA SINAIS E MARAVILHAS NO CÉU E NA TERRA...”

Deus é Fiel

terça-feira, 27 de março de 2012

AMAS CELEBRA 11 ANOS DE VIDA E MISSÃO!

 

 

306214_246137648815531_160791674016796_500036_604970523_n           A AMAS – Associação Metodista de Ação Social celebrará no próximo dia 01 de Abril  11 anos de Vida e Missão em Cândido Mota. Para celebrar este momento tão importante de nossa história, na ocasião será realizado o projeto “Um Dia de Cidadania”, quando serão oferecidos diversos serviços à comunidade local, como cortes de cabelo, testes de glicemia, aferição de pressão, prevenção e profilaxia dentária, orientação jurídica, nutricional; será montado um mini posto do INSS, esporte e lazer para as crianças, entre outras atividades. Você é o/a nosso/ convidado/a especial.

Data: 01 de Abril de 2012

Local: Escola Municipal Olga Breve


Horário: 9h00 às 17h00.


LOGO AMAS (1)“Um Coração Salvo é um Coração que Deseja Servir!”

 

 

 

http://amas-candidomota.blogspot.com