terça-feira, 19 de junho de 2012

DE QUE LADO DEUS ESTÁ?

clip_image002Base Bíblica: 2 Cr 15.1-15

    Um dos mais importantes presidente dos EUA Abraham Lincoln escreveu: “Eu não me vanglorio de que Deus está do meu lado. Oro humildemente para que eu esteja do lado de Deus”.

     As palavras de Lincoln são na verdade, uma paráfrase das palavras que o profeta Azarias trouxe como revelação de Deus ao Rei Asa, de Judá:

“E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará”. (2 Cr 15.2)

     Ao ler este texto, podemos compreender algumas questões muitos importantes que vêm acontecendo ao longo de muitos séculos na história humana. Através da história, muitos homens e mulheres realizaram coisas terríveis e desprezíveis, e, ainda assim, dizem que Deus está ao lado delas. Podemos afirmar, sem dúvida alguma, que tudo isso é mentira e engano!!!

duvida

 

Assim, duas pergunta extremamente relevantes seriam:
Onde está Deus? ou, de que lado está Deus?

 

     Meus irmãos e irmãs podemos entender que nosso Deus está ao nosso lado quando O desejamos e quando o reconhecemos. O Rei Asa buscou o Senhor, e, este Deus maravilhoso operou um livramento grandioso, concedendo à nação uma vitória avassaladora contra os etíopes, que naquele tempo, possuíam um grande, numeroso e temível exército.

“E Asa clamou ao SENHOR seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. SENHOR, Tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem. E o SENHOR feriu os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e os etíopes fugiram. E Asa, e o povo que estava com ele os perseguiram até Gerar, e caíram tantos dos etíopes, que já não havia neles resistência alguma; porque foram destruídos diante do SENHOR, e diante do seu exército; e levaram dali mui grande despojo”. (2 Cr 14.11-13)

O que garante que Deus esteja do nosso lado?

       Meus irmãos e irmãs posso afirmar sem dúvida que, ser cristão não garante que Deus esteja “do nosso lado”, como também os antigos israelitas não tinham garantia de que Deus estava do lado deles!

“O Senhor entra em juízo contra as autoridades e contra os líderes do seu povo. Vocês arruinaram a vinha, e o que foi roubado dos necessitados está nas suas casas. Que pretendem vocês, ao esmagarem o meu povo, e ao moerem o rosto dos necessitados? Quem pergunta é o Senhor, o Senhor dos Exércitos”. (Is 3.14-15)

Meus irmãos e irmãs, muito além da religiosidade, nosso Deus está do lado daqueles que estão do lado Dele, dos que desejam conhecê-Lo e em profundidade e intimidade e, não daqueles/as que insistem em convencer o próprio Deus e aos outros que seu caminho está certo.

“A intimidade do Senhor é para aqueles que o temem,
aos quais Ele dará a conhecer a sua aliança”
(Sl 25.14)

“Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão” (Pv 8.17)

       O Senhor indicou, por meio de Isaias, que Ele está com os oprimidos. Em vez de nos precipitarmos numa situação, presumindo que Deus está do nosso lado, precisamos estar seguros de que estamos do lado dele.

“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidaoração 3de, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos”. (Is 57.15)

        O rei Asa foi tão grandiosamente abençoado por Deus que, acabou por confundir seu desejo com a vontade de Deus. Após o milagre do livramento junto aos etíopes, seu coração voltou para si mesmo. Esqueceu sua Aliança com Deus e procurou os sírios (2 Cr 16.1-7). Ele conseguiu o que queria, mas, deixou de estar ao lado do Senhor.

      Depois disso, nunca mais foi o mesmo. Tanto que, mesmo doente, não procurou o Senhor, antes seu coração se endureceu. Morreu após quarenta e um anos de reinado distante de Deus, não porque Deus o abanadora, mas, porque ele mesmo intencionou em seu coração um rumo e um destino diferenciado para sua vida e para a nação que governava. (2 Cr 16.11-14)

       Quantas vezes, assim como rei Asa, também conseguimos o que queremos, mas, pela nossa maneira de proceder ou pelos caminhos que traçamos acabamos por perder a melhor companhia ou, Aquele que pode coração durode fato fazer toda a diferença em nossas vidas! – Em quantos momentos, fazemos, como os outros, “coisas” em nome de Deus, quando na verdade estamos muito distantes da sua presença?

      Finalmente, creio que esta é uma oportunidade para que possamos analisar nossos procedimentos e ações. O lema de nossa Igreja em nível nacional é “Discípulas e discípulos nos caminhos da missão cumprem o mandato missionário de Jesus”. Oro e clamo para que nosso Deus esteja ao nosso lado nos caminhos da missão e para que, de um modo intenso, nós também possamos nos conservar sempre ao seu lado, desfrutando de sua presença e da sua maravilhosa graça!

“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele...” (2 Cr 16.9)pegadas na areia

Deus tem estado ao nosso lado?
E nós, temos estado ao lado de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário